Chuvas intensas são esperadas para esta quinta-feira e população precisa ficar atenta

Desde ontem (28) uma frente fria contribui para a formação da umidade no Brasil Central e para chuvas abrangentes e volumosas principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País. Sob influência destas condições, Mato Grosso do Sul terá mais um dia chuvoso.

Para esta quinta-feira (29) a estimativa é de tempo adverso. Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica céu nublado a encoberto com possibilidade de chuvas intensas em todas as regiões.https://dade26c8a49f2debf6cb37d8eb6a830d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Devido à chuva, a umidade relativa do ar estará elevada, com variação entre 100% a 70%. Ventos moderados com possibilidade de rajadas de vento de forte intensidade para todas as áreas, iniciando na parte sudoeste e sul em direção as regiões norte e bolsão ao longo do período.

As temperaturas poderão variar entre de 17°C a 29°C no Estado e na capital variação está estimada em 19°C a 26°C.

Cuidados

Chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo relacionado formação das áreas de instabilidades são esperados para este dia conforme o Cemtec.

A orientação para esse período é que a população mantenha atenção redobrada às possíveis condições adversas que podem ocorrer como chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo. Entre os cuidados estão não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda; não subir nos telhados após a chuva, não enfrentar pontos de alagamentos ou enxurradas, procurar rotas alternativas; se estiver no trânsito, buscar abrigo em local seguro para esperar a chuva passar, caso não seja possível  dirija devagar, acenda o farol baixo e mantenha distância de veículos a sua frente; não ficar em pontos altos como morros ou topos de prédios e não se abrigar embaixo de estruturas metálicas.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm