Chuva de meteoros originários do Halley ocorre nesta noite

Chuva de meteoros originários do Halley ocorre nesta noite

Os céus brasileiros receberão uma nova chuva de meteoros na madrugada desta quinta (20) para sexta (21). Denominado Orionídeos, o fenômeno é uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério Sul e poderá ser observado por quem estiver em condições ideais.

A Orionídeas tem este nome porque parece vir da constelação de Orion. Na verdade, os meteoros são originários de detritos do cometa Halley, que entram na atmosfera terrestre a grande velocidade. A Terra passa por rastros deste cometa duas vezes ao ano, sendo que a primeira passagem ocorre no mês de maio.

O ápice da chuva de meteoros deve acontecer a partir das 2h, no entanto, o melhor horário para observá-la deve ser cerca de uma hora antes do amanhecer (na página do Instituto Nacional de Meteorologia, é possível conferir o horário do nascer do sol na sua cidade).

Nesta madrugada, poderão ser vistos entre 10 a 20 meteoros por hora.

De acordo com o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), esta chuva será melhor para os brasileiros do que a famosa Perseidas, que ocorreu no mês de agosto. Isto porque os meteoros se originam de um ponto melhor do céu para nós do hemisfério Sul.

“Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste (direção contrária ao pôr do sol) e vai ficando mais alta com o passar do tempo. O melhor horário para observar a chuva de meteoros é cerca de 1 hora antes do amanhecer”, diz Rojas.

O astrônomo, contudo, faz um alerta: se você mora em uma região muito urbanizada, será difícil ver qualquer meteoro por causa da luminosidade. A melhor chance é ir para um local com pouca luz artificial e ser paciente com a chuva.