Chuva de até 300 mm em 48 horas pode atingir o interior de SP

Chuva de até 300 mm em 48 horas pode atingir o interior de SP
monitoramento 27 12 15 1
As simulações numéricas seguem indicando com persistência, a possibilidade de muita chuva em boa parte do interior do estado de São Paulo ao longo desta última semana de dezembro.
As rodadas, ora aumentam, ora diminuem um pouco a taxa de precipitação, mas mantêm a área de abrangência provavelmente a receber grandes cargas, cujo acumulado em apenas 48 horas pode superar os 300 milímetros.
O modelo brasileiro COSMO rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) extrema em valores ainda maiores, entre 300 e 400 mm, principalmente sobre municípios do centro, centro-oeste e noroeste do estado, mas em específico entre as microrregiões de Araraquara, Avaré, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Piracicaba e Sorocaba com taxas acima de 150 mm.
Já o modelo norte-americano GFS também indica em elevados volumes de chuva, com marcas também de até 300 mm, ou mais, para a região central do estado. O modelo europeu ECMWF segue na mesma linha de projeção, com acumulados entre 200 e 300 mm para as mesmas regiões.
monitoramento 27 12 15 1
Veja meteogramas gerados pelo modelo GFS para as principais regiões possivelmente mais atingidas.
monitoramento 27 12 15 1
Tal índice pluviométrico em um curto espaço de tempo pode desencadear cenas repetidas que todos os anos são registradas, tais como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Independente de qual seja o município, com menor ou maior infraestrutura, cargas de precipitação como a prevista agora pelos modelos, facilmente podem comprometer a segurança da população. Na zona rural, curvas de nível e represas podem também não suportar tamanho volume de água ocasionando em seus rompimentos.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), como de costume, apenas destacam em seus boletins de aviso meteorológico textos informando sobre “pancadas localmente fortes de chuva”, sem engajamento e distinção de possíveis áreas mais afetadas, bem como a quantidade de chuva prevista, o que seria de enorme importância dada à região com densa massa populacional.
(Crédito das imagens: Reprodução/Inmet/Tempo.com/Meteopt)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O portal De Olho No Tempo Meteorologia não realiza previsão de tempo ou expede aviso meteorológico. Para tal conteúdo acesse os órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe ou Inmet.
Em situação de risco eminente em sua região contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
© 2000 – 2015. Todos direitos reservados ao portal De Olho No Tempo Meteorologia. Todo o material deste site pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído desde que mantida a fonte De Olho No Tempo Meteorologia.