Caminhoneiros fazem carreata em Curitiba e prometem aderir à greve geral na 2ª

Caminhoneiros fazem carreata em Curitiba e prometem aderir à greve geral na 2ª
Carreata com buzinaço saiu do Tatuquara e segue até Atuba, pela Linha Verde
Por Elizangela Jubanski e Daniela Sevieri bandab

Cerca de cem caminhoneiros promoveram uma grande carreata na Linha Verde, em Curitiba, na manhã deste sábado (19). Eles saíram do bairro Tatuquara, percorreram toda a extensão da Linha Verde até o bairro Atuba e voltam para o local de início da manifestação. O ato é uma prévia para a greve geral dos caminhoneiros que começa a partir de segunda-feira pela manhã.

As reivindicaçoes da categoria são os aumentos seguidos nos preços do diesel. Os caminhoneiros querem a redução da carga tributária sobre o combustível. Em pauta também, reivindicam a zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.

Segundo o caminhoneiro Antônio Pereira, 51 anos, o momento é um dos pioras em décadas para a categoria. “Estamos chamando a população para segunda-feira começar uma greve geral. Vamos parar esse país porque não tem mais como viver com esse preço de combustível e todos estão passando necessidade por causa disso. Hoje é só um aviso. Trabalho há 28 anos como caminhoneiro e nunca passei por situação tão grave quanto agora”, disse à Banda B.

A carreata ainda contou com um buzinaço dos caminhoneiros e a aprovação de outros motoristas que circulavam pela Linha Verde no momento. O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autonômos do Brasil (Sincab), Vanderlei Dedeco, pediu compreensão da população durante a greve.

“Nos reunimos hoje e está tudo acertado, durante a semana também já tínhamos feito isso, muito sindicato unido. O objetivo nosso é um só, a carga tributária sobre os combustíveis está muito alta e para nós caminhoneiros e outros profissionais, que dependem disso, está cada vez mais inviável trabalhar. Peço compreensão a todos porque a nossa parada vai causar muito transtorno a todos, mas nossa luta também é por vocês e para todo um país. Isso vai ser por tempo indeterminado até que se revogue a política de preços atual da Petrobrás”, finalizou, em entrevista à Banda B.

Segundo a organização, dois polos principais da greve na Grande Curitiba devem ocorrer em Campina Grande do Sul, sentido São Paulo, na BR-116; e também na BR-376, sentido Santa Catarina.