Brasileños piden un muro en la frontera con Paraguay

Brasileños piden un muro en la frontera con Paraguay

Al más puro estilo del presidente de Estados Unidos, Donald Trump, un ciudadano de Matto Grosso del Sur propuso crear un muro entre Paraguay y Brasil. Se trata de Leandro Oliveira Medina, quien sugirió que la construcción se haga en la frontera seca con nuestro país.

Explicó que sería la solución perfecta para evitar el ingreso del 90% de drogas ilegales que entran al territorio brasileño. Además, reduciría los gastos en la manutención de efectivos policiales que resguardan la frontera e incluso el índice de muerte en lugares como São Paulo y Río de Janeiro, señaló.

La idea fue lanzada en el sitio web llamado “e-cidadania de la CDH” (Comisión de Derechos Humanos y Legislación Participativa). El portal contiene propuestas de cientos de ciudadanos de todas las regiones, quienes buscan colaborar con la creación de leyes, de acuerdo a las necesidades de cada zona.

Votos

Las sugerencias pueden ser presentadas por cualquier persona, pero necesitan el apoyo de 20 mil ciudadanos para que el proyecto sea estudiado por la Cámara de Senadores, según informó el portal midiamax.com.br.

El anuncio insta a ingresar al sitio web estatal para votar por la idea y así concretar el plan.
No es la primera vez que desde el país vecino buscan la separación de forma tangible, ya en el 2007 se creó toda una polémica, porque el Gobierno brasileño intentó construir un muro de 1,5 km de largo, por tres metros de altura, en Foz de Iguazú, frente a Ciudad del Este, en la Triple Frontera, para frenar el contrabando.

La idea en su momento fue calificada como “gesto de hostilidad y una estupidez” por Gustavo Volpe, miembro de la UIP.

EXTRA.

Proposta legislativa sugere muro na fronteira com o Paraguai
Qualquer cidadão pode apresentar sugestão de projeto de lei

Paulo Fernandes
MIDIAMAX

Das ideias legislativas apresentadas por cidadãos comuns de Mato Grosso do Sul ao Senado Federal, por meio do site e-cidadania da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), estão a criação de um muro na fronteira com o Paraguai e de uma lei contra buracos nas ruas e rodovias.

As ideias, que podem ser apresentadas por qualquer pessoa, precisam do apoio de 20 mil para se tornarem uma sugestão legislativa e serem debatidas pelos senadores.

O sul-mato-grossense Leandro Oliveira Medina sugeriu erguer um muro na fronteira seca com o Paraguai. Segundo ele, a medida impediria a entrada de 90% das drogas ilegais no Brasil.

Além disso, a construção, no entendimento dele, reduziria custos com efetivo policial e manutenção de veículos e reduziria o número de mortes, inclusive em São Paulo e Rio de Janeiro. A sugestão não recebeu nenhum apoio.

Já Sidnei Cardoso dos Santos, de Dourados, sugeriu a criação de uma lei contra buracos nas ruas e rodovias. Ele lembra que o contribuinte já paga altos impostos “para trafegar em ruas cheias de buracos, que danificam os veículos e causam acidentes”. “Quero que as vossas autoridades resolvam com lei, já que existe lei para tudo”, afirmou. Duas pessoas apoiaram a ideia.

Silvio Pereira Costa quer a alteração do fuso horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, unificando os horários do Centro-Oeste ao de Brasília. Ele tem até 24 de janeiro do próximo ano para conseguir os apoios necessários para transformar a ideia em uma sugestão legislativa.

“Em 2008 foi apresentado o Projeto de Lei do Senado nº 177 de 2008 com o tema, sendo arquivado pelo requerente mesmo após aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Justifico pelo fato que os Estados do MT e MS possuem a maioria do seu território entre os mesmos meridianos que o Estado do Pará (PA) e estão politicamente e economicamente ligados aos Estados de Goiás, São Paulo e Paraná”, argumentou.

Quem quiser sugerir ou apoiar alguma proposta de iniciativa popular pode acessar o e-cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/principalideia. O site contém ideias de brasileiros de todas regiões. Sessenta e duas delas têm mais de 20 mil assinaturas. Entre as mais populares estão o fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores; a revogação da Lei Rouanet; e a redução dos impostos sobre jogos eletrônicos de 72% para 9%.

PARAGUAY DIGITAL

PUBLICIDADE:

WWW.PARAGUAYDIGITAL.COM
FM PARAGUAY DIGITAL – 24 HORAS DE MUSICA PARAGUAYA.

FM CAPITANBADO
PUBLICIDADE.

Oi pessoal to passando pra informar que nosso site CapitanBado.com já tem o seu próprio App da FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.
– FM Capitán Bado: http://migre.me/q2ZKp