Brasil precisa discutir processamento de carnes

Especialista Fábio Nunes destaca que o abate não é o fim do negócio, mas sim o começo
Apesar de ser um dos maiores produtores de carne de frango do mundo, existem ainda segmentos que são pouco debatidos na avicultura do Brasil – e entre esses um dos principais é o tema de processamento da matéria prima. É o que acredita o engenheiro químico especialista em avicultura Fábio Nunes, reafirmando que o processamento de carne de frango é fundamentalmente importante para a indústria.

Segundo ele, a maioria dos eventos que acontecem na área da avicultura discutem temas relacionados com a criação dos animais, como nutrição, ambiente, sanidade, manejo e pouco sobre o abate e pós-abate. Nunes enfatiza que, ao menos que se trabalhe com comercialização de frangos vivos, um processamento da carne bem pensado e executado é fundamental para o negócio prosperar.

“Na realidade o abate não é o fim do negócio, mas sim o começo, porque tudo é, no final das contas, feito para gerar a matéria prima que rá alimentar o abatedouro, que por sua vez será convertida nos mesmos produtos que vão chegar nos mercados nacional e internacional”, explica o especialista em entrevista à Comunidade Engormix.

O especialista acredita que a cadeia produtiva da avicultura deve ser analisada através de um ponto de vista de valorização de todas as etapas do setor, e defende que ela somente irá funcionar de forma adequada quando todas as possibilidades forem abordadas. “Não se pode tratar de avicultura somente no segmento de frango vivo. A avicultura, ou o negócio da cadeia de frango tem que ser tratada desde o início ao final da cadeia, porque na realidade, as empresas são produtoras de carne”, pontua.

Uma alternativa que visa suprir a carência de debates na área vai ser a 17º edição do Seminário Técnico – Científico de Aves, Suínos e Peixes (AveSui) que contará com painéis exclusivos sobre a indústria da carne, com enfoque desde a criação, abate e processamento na avicultura. O evento acontecerá entre os dias 1 e 3 de agosto, em Medianeira, Paraná.

Fonte: Agrolink