Bombeiros que compararam Maduro a jumento são detidos

Bombeiros que compararam Maduro a jumento são detidos

Dois bombeiros do Estado venezuelano de Mérida, a 670 quilômetros a sudoeste de Caracas, foram detidos pelas após divulgarem um vídeo, pela Internet, que ridiculariza o presidente do país, Nicolás Maduro.

Os bombeiros, Carlos Baron e Ricardo Prieto, do Corpo de Bombeiros de Apartaderos, de Mérida, foram detidos por funcionários da Direção-Geral de Contra-Inteligência Militar (DGCIM, serviços secretos militares), após divulgarem o vídeo satírico no qual comparavam o presidente a um jumento.

No vídeo, divulgado pelas redes sociais, o burro entra na sede, amarrado por uma corda na mão de um dos agora detidos, que o guia por diversas áreas, fazendo uma alegada inspeção.

“Estamos recebendo a visita do presidente Maduro Moros, na estação número 8 de Apartaderos, ele mesmo está fazendo o percurso”, diz o início do vídeo.

Entretanto, através do Twitter, o Governador do Estado de Mérida, Ramón Guevara, pediu para as autoridades “respeitarem os direitos humanos dos detidos e o devido processo”.

Na Venezuela, desde o início da crise, uma parte da população usa o nome deste animal – burro ou jumento – para fazer referência à incapacidade do executivo para estabilizar a economia. Com informações da Agência Lusa