Bens bloqueados de Messer no Paraguai triplicam de valor, e Lava Jato no RJ tenta repatriar recursos

Patrimônio inclui imóveis, sete fazendas de exploração de gado e eucalipto, carros rurais, automóveis, terrenos e outros.

Por Nicolás Satriano, G1 Rio

Uma das fazendas apontadas como propriedade de Messer no Paraguai — Foto: Reprodução/TV Globo

Dezenas de bens adquiridos pelo “doleiro dos doleiros” Dario Messer no Paraguai triplicaram de valor desde que o empresário – atualmente em prisão domiciliar – fez um aporte de 50 milhões de dólares no país vizinho. O Ministério Público Federal (MPF) tenta repatriar parte do patrimônio, que passou a ser avaliado em U$ 150 milhões (mais de R$ 745 milhões na cotação atual).

De acordo com o MPF, o dinheiro e bens, bloqueados após pedido de cooperação judicial, veio de uma empresa offshore em Luxemburgo, na Europa, e teve origem, segundo procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro, na atividade de “líder de organização criminosa” desempenhada por Messer.

O procurador regional da República e membro da força-tarefa da Lava Jato no RJ José Augusto Vagos detalhou que os bens incluem imóveis, sete fazendas de exploração de gado e eucalipto, carros rurais, automóveis, terrenos e outros. A aquisição do patrimônio ocorreu via as empresas Chai e Matrix.

“A lei de lavagem [de dinheiro] brasileira prevê, nessas ocasiões, a divisão meio a meio entre os países, mas tudo depende de decisão condenatória definitiva, sendo que Dario [Messer] também responde por lavagem de dinheiro perante a Justiça do Paraguai. Estamos em contato constante com a autoridade central paraguaia para pedidos de cooperação internacional, para encontrar o melhor caminho”, explicou Vagos.

O diálogo para que o Brasil consiga reaver parte dos recursos ocorre entre o MPF e a Fiscalía (MP do Paraguai). Há, ainda, a Secretaría Nacional de Administración de Bienes Incautados y Comisados, a Senabico – órgão paraguaio que administra bens bloqueados de investigados e réus.

É por meio da secretaria que, segundo Vagos, se constatou que o patrimônio ligado a Messer “não só foi preservado, mas também cresceu”, principalmente as fazendas de exploração de gado de corte.

Investigação descobre terras onde maior doleiro do país investiu milhões

Investigação descobre terras onde maior doleiro do país investiu milhões

De acordo com o procurador, para reaver parte dos bens a autoridade central paraguaia para cooperação internacional – Fiscalía – informou que “haveria uma minuta de decreto a ser assinado pelo Brasil e pelo Paraguai”, o que facilitaria a divisão desses valores e bens apreendidos. Mas, por ora, o documento ainda não foi assinado.

Vagos disse que, ao serem recuperados, os recursos ficariam em depósito judicial e, depois do trânsito em julgado da condenação, seriam destinados à União. Por enquanto, o procurador informou que não há prazo para a retomada dos recursos e que o MPF está solicitando às autoridades paraguaias a atualização dos valores e bens administrados pela Senabico.

O advogado de defesa de Messer no Brasil disse ao G1 que não conhece os autos no Paraguai. Por isso, não poderia responder a questionamentos da equipe de reportagem sobre o caso.