Beber muita água ajuda, realmente, a perder peso? O que diz a ciência

Beber água pode causar aumentos ligeiros e temporários no metabolismo, e beber cerca de meia hora antes de cada refeição pode ajudá-lo a ingerir menos calorias. Ambos os efeitos podem contribuir para a perda de peso em algumas pessoas.

E sim, de acordo com um estudo, beber mais água do que o normal está

associado a uma diminuição no peso e composição corporal. Outra revisão de estudos descobriu que a desidratação crônica estava associada a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Numa investigação mais antiga, pesquisadores estimaram que beber 2 litros de água

por dia aumentava o gasto de energia em cerca de 23 calorias diárias devido a uma resposta termogênica ou um metabolismo mais rápido.

Beber água cerca de meia hora antes das refeições também pode reduzir o número de calorias

ingeridas. Isso pode acontecer porque é fácil para o corpo confundir sede com fome. Um estudo mostrou que as pessoas que beberam 500 mL de água antes de cada refeição perderam 44% mais de peso em 12 semanas, em comparação com aquelas que não beberam.

No geral, parece que beber quantidades adequadas de água, especialmente antes das refeições, pode aumentar o controle do apetite e manter um peso corporal saudável, especialmente quando combinado com um plano alimentar saudável.