BC anuncia nova intervenção no mercado de dólar na segunda

BC anuncia nova intervenção no mercado de dólar na segunda
      
Ricardo Moraes/Reuters
Câmbio: última vez que BC tinha negociado contratos de swap cambial reverso foi há três anos.
Célia Froufe e Sandra Manfrini, do Estadão Conteúdo
Brasília – O Banco Central anunciou no início da noite desta sexta-feira, 18, a realização de uma operação de swap cambial reverso na próxima segunda-feira, 21.
Serão ofertados, de 12h10 às 12h20, até 20 mil contratos com vencimento em 1º de julho de 2016. O resultado da operação será divulgado a partir das 12h30. No swap cambial reverso, o BC assume a posição de vendedor.
Publicidade
TOYONORTE
Após consulta aos dealers, o BC percebeu que havia demanda por essa operação no mercado financeiro. O Broadcast apurou que a intenção da autoridade monetária com esses leilões é administrar a sua posição de swap. O estoque do BC de swap cambial atualmente é de US$ 108 bilhões.
De 2013 a 2015, o BC proporcionou ao mercado um programa de ração diária, oferecendo leilões de swap tradicional aos agentes. Em março de 2015, o BC suspendeu essa oferta diária e tentou diminuir sua posição nos meses seguintes.
Como houve avaliação de que essa tentativa de diminuir o estoque estava gerando mais volatilidade ao mercado, o BC recuou. As operações de reverso que começarão agora tendem a neutralizar parte dos estoques da instituição.
A última vez que o BC fez uma operação nesse sentido, em que está na ponta vendedora, foi há três anos.
PUBLICIDADE.
TOYONORTE