Bancos fecham 2ª feira e reabrem 4ª

Órgãos públicos seguem o mesmo calendário. Governo e município decretam ponto facultativo de 7 a 9
Durante feriadão de Carnaval só funcionarão os caixas eletrônicos (Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO)
Bancos, órgãos públicos estaduais e municipais só funcionam hoje e voltam a abrir na quarta-feira de cinzas, às 13h. Quem tem alguma pendência para acertar nos bancos deve aproveitar hoje, já que nos próximos dias só vão funcionar os terminais de auto atendimento (caixas eletrônicos) em horários normais, mesmo nos dias em que as agências estiverem fechadas.
Na quarta-feira de cinzas, os bancos devem assegurar, no mínimo, três horas de atendimento ao público, com início do expediente às 12h (hora local) e encerramento no horário normal de fechamento, ou seja, às 15h (no caso de Dourados).
CONTAS À PAGAR
As contas que vencerem nesse período podem ser pagas na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia útil depois da Folia, sem qualquer prejuízo para o consumidor. É um direito garantido por lei federal, que proíbe a cobrança de juros sobre títulos que tenham vencimento em sábado, domingo ou feriado.
Mas quem tem contas que vão vencer nos dias de carnaval precisa ficar atento aos cartões e carnês de lojas. Por exemplo: se uma loja de departamentos abrir no sábado de carnaval (5) e a conta vencer neste dia, a pessoa tem que fazer o pagamento no sábado ou então antes. Se deixar para depois do carnaval, a loja pode cobrar juros.
O Procon tem a seguinte orientação: se o cliente não for informado de forma clara que pode fazer o pagamento na própria loja, ele pode pagar a conta no primeiro dia útil e sem multa.
Durante feriadão de Carnaval só funcionarão os caixas eletrônicos (Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO)
Durante feriadão de Carnaval só funcionarão os caixas eletrônicos (Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO)
ESTADO E MUNICÍPIO
Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais de Mato Grosso do Sul durante os dias de carnaval de 7 a 9 de março. O decreto assinado pelo governador André Puccinelli (PMDB) foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. O Decreto não se aplica aos serviços essenciais. Já em Dourados o prefeito Murilo Zauith assinou nesta quinta-feira o decreto nº 17 que declara ponto facultativo de segunda-feira de Carnaval até 13h da quarta-feira de cinzas. O decreto será publicado na edição de hoje do Diário Oficial do município.
Os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo e segurança funcionarão normalmente. Os demais setores da administração pública municipal permanecem fechados na segunda e terça durante o dia todo e na quarta-feira de manhã, só retornando ao atendimento às 13h do dia 9. A coleta de lixo vai funcionar normalmente inclusive na terça-feira de Carnaval.
SAÚDE
A secretaria municipal de Saúde, Sílvia Bosso, informou que as unidades básicas fecham na sexta-feira à tarde e retomam o atendimento na quarta-feira às 13h. Nesse período, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) podem procurar o PAM (Pronto Atendimento Médico), que irá funcionar em sistema de plantão até meia-noite com reforço da equipe médica.
De meia-noite até às 6h, o atendimento será feito no Hospital da Vida. O Samu (Serviço de atendimento Móvel de Urgência), que faz parte da área de cobertura da saúde do município, continuará prestando socorro durante as 24 horas do dia.
Na Assistência Social também não haverá alteração do atendimento de programas e setores específicos, como a Casa da Acolhida, Abrigo Renascer, Casa Abrigo e Conselho Tutelar.
O trabalho da Guarda Municipal também não será interrompido nesse período. ESCOLAS E CEIMS- Por conta do Carnaval e do ponto facultativo, a Rede Municipal de Ensino, que abrange as escolas mantidas pela prefeitura e os Ceims (Centros de Educação Infantil), não funcionam na segunda e terça-feira.
Já na quarta-feira, cada escola e Ceim vão seguir o seu próprio calendário, que já é uma prática normal de todos os anos, segundo o secretário municipal de Educação, Walteir Luiz Betoni.P.INFORMAA
CERVEZA RIO
PUBLICIDAD:

VENTAS:0336-273036 – EN ITAPOPO HOME CENTER.
PEDRO JUAN CABALLERO.VENTAS:0336-273036 –