Banco do Brasil fechará unidade em Ponta Porã

A agência do Banco do Brasil em Ponta Porã situada à rua 18 de julho, será desativada dentro do programa de fechamento de unidades em todo o país. No próximo dia 29, o Sindicato dos Bancários de Ponta Porã realizará mobilização contra a decisão tomada pela diretoria do banco, com paralisação de 24 horas. Essa agência do Banco do Brasil foi aberta há menos de cinco anos e a proposta inicial era desafogar o grande fluxo de correntistas na agência central, localizada na avenida Brasil esquina com a rua Guia Lopes.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e região, Carlinhos Colman informou ao CONJECTURAS que a greve no próximo dia 29 será contra o desmanche do banco pelo Governo Federal. “Vamos cruzar os braços por 24 horas. Além dos bancários, a população usuária do serviço será a maior prejudicada”, disse o líder classista.

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul alerta que “a reestruturação prevê a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA), além do desligamento de 5 mil trabalhadores. O plano desconsidera totalmente os impactos na vida dos funcionários e da população, sobretudo, a mais carente, que vive em municípios distantes”, aponta a entidade.

“Ao invés de desmontar a instituição, o governo e a direção do Banco do Brasil deveriam promover um banco público dinâmico e competitivo, que atue para o desenvolvimento econômico em áreas que os privados não querem agir”, pondera.

A reestruturação do Banco do Brasil, anunciada essa semana pela direção da empresa, prevê o fechamento de agências em pequenos municípios do interior do país, que terão atendimento presencial reduzido ou encerrado, incluindo localidades que contam com uma incipiente cobertura bancária.

No comunicado enviado aos agentes de mercado e à imprensa, na última segunda-feira (11), o banco estatal não informa oficialmente os detalhes de onde ocorrerão as mudanças. Pelo que foi divulgado, serão  encerradas 361 unidades, sendo 112 agências. Outras 243 agências serão rebaixadas à categoria de postos de atendimento.

“As mudanças acontecem a partir de 22/02 e serão precedidas de ampla comunicação aos clientes dessas agências em canais diversificados, como SMS, aplicativo para celular, Internet Banking, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail marketing e cartazes nas agências”, informou a assessoria do BB. conjecturasppms.com.br