Autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero estuda medida para abrir fronteira

Diante o caos que se instalou com o fechamento da fronteira entre as duas cidades gêmeas Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Autoridades de ambos os países se reuniram da tarde desta quarta-feira (22), no centro de Convenções de Ponta Porã para lançar uma medida para diminuir o impacto causado pela crise econômica local.

O prefeito Hélio Peluffo Filho em conjunto com equipe de vigilância sanitária lançou a proposta de uma ‘Abertura Controlada’ entre as duas cidades sob vigilância do Corpo de Bombeiros e agentes de saúde com uma barreira sanitária. “O governo do estado de Mato Grosso do Sul, se colocou a disposição da prefeitura e autoridades paraguaias, caso entenderem a possibilidade dessa flexibilização com a abertura controlada, semelhante as barreiras existente nas entradas do estado do MS que segundo governador já foram barrados a entrada de mais de 300 veículos com suspeita do contagio”. Salientou Hélio Peluffo.

O presidente da câmara do comércio de Pedro Juan Caballero Victor Hugo Barreto que no ato representou o governador do Departamento de Amambay Ronald Acevedo, reforçou que autoridades e empresários de Pedro Juan Caballero estão unidos na busca por essa flexibilização na fronteira.

Será encaminhado um documento ao Presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, com a proposta inicial do projeto entre os dois países , no entendimento que faz necessário essa abertura controlado em razão de ser cidades gêmeas e de que empresários e trabalhadores brasileiros e paraguaios serem afetados, onde famílias de ambos as cidades foram atingidos diretamente com a perda de suas fontes de renda. Prefeito Helio Peluffo disse que nenhuma lei será infringidas e que ato não tem nenhum cunho politico e sim social na busca de diminuir o impacto da economia local e no enfrentamento no combate ao Covid-19.

Também esteve presente na reunião, o secretário de saúde Patrick Derzi, secretario de governo e comunicação Eduardo Campos, vereadores Candido Gabinio, Marcelino Nunes, Agnaldo Miudinho, Daniel Marques, Adão Dauzacker, Anny Espilona, Edevaldo Matosso, Marquinhos Belo, Otaviano Cardozo, Nelly Abdul, Edinho Quintana, Rafael Modesto e Farif Afif, e imprensa pontaporanoticia.com.br/