Argentino desenvolve fertilizante com base em alga invasora

Espécie era invasora na Patagônia
Um empreendedor argentino da província patagônica de Chubut conseguiu produzir um biofertilizante com base na alga Undaria Pinnatifida, que é uma invasora que se adaptou bem à região formando montes submarinos e destruindo espécies autóctonas quando impede a chega de luz solar. Gonzalo Soriano teve sua descoberta anunciada pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Noelia Corvalán, através da agência estatal Telam. Ela disse que a iniciativa “superou a fase experimental e já começou a colocar-se no mercado”.

O projeto se completou com um aporte de AR$ 1,5 milhões do governo federal argentino através da Agência Nacional de Promoção Científica e Técnica. “Esse projeto nos estusiasma porque podemos agregar valor a um recurso natural que ainda é uma invasora que não poderemos erradicar,” afirmou Noelia.

O processo de elaboração do biofertilizante se traduz em gel verde que se aplicou em experiências de frutas na província e sua fabricação é guardada como segredo pela família do empreendedor. A família de Soria é conhecida por ter desenvolvido antes a extração de polissacarídeos das algas e usado na indústria alimentícias em doces argentinos.

Segundo a agência estatal argentina Telam, o novo biofertilizante possui grande resistência a doenças, contém anti-toxinas naturais que atuam como defesa de bactérias e vírus.

Fonte: Agrolink