Aquecimento global: 2020 tem tudo para ser mais quente que 2019

Gráfico mostra a elevação da temperatura global ao longo dos anos

Ao longo dos anos a temperatura média do nosso planeta vem aumentando. A cada ano que passa fica um pouco mais quente. Da era industrial pra cá isso é muito fácil de perceber. O gráfico mostra.

Acontece que estamos num período em que que a cada ano que passa temos o ano mais quente da história das observações. Em 2016 tivemos o auge do aquecimento global. O aumento de CO2 – gás carbônico – foi uma das causas. Fato que junto com um dos mais fortes El Niño da história trouxeram essa marca para 2016.

E sabia que 2019 foi mais quente que 2018?

Tem mais. Segundo o Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, e a NASA, Agência Espacial Americana, 2020 tem tudo para ser mais quente que o ano passado.

Motivo? Maior quantidade de CO2 emitido pelo homem. Segundo a NASA, há 68% de chance desse ano ser mais quente que 2019. Segundo a Met Office, a estimativa é que 2020 tenha temperatura 1,1°C acima do período pré-industrial. Como boa parte do ano – talvez todo – não tenha influência de um El Niño forte, a influência maior será a humana.

Consequências?

O aquecimento do nosso planeta gera mais energia, ou seja, os fenômenos meteorológicos ficarão cada vez mais intensos. Isso quer dizer que as ondas de frio deverão ser mais forte e mais curtas. As ondas de calor mais intensas.

Atualmente Santa Catariana está passando por um período de estiagem. Choveu menos em Dezembro. Alguns problemas de abastecimento começaram a aparecer nas cidades que tem maior quantidade de turistas.

Sabe o que isso quer dizer? Que as autoridades precisam ter em mente que esperar pela chuva como sempre se fez não é mais a solução. Estiagens vão continuar acontecendo. Poderão ser até mais frequentes ao longo dos anos. Portanto, ações de investimento para melhorar o acesso a água é extremamente importante.Temas: