Aprovado projeto que zera imposto sobre ração de bovinos

Aprovado projeto que zera imposto sobre ração de bovinos
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1503/15, que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na importação e na venda no mercado interno de rações e suplementos para alimentação bovina.
PUBLICIDADE
BANNER TONY M
O autor do projeto, deputado Covatti Filho (PP-RS), disse que diversos produtos que impactam o custo de produção de leite e derivados estão submetidos à alíquota zero no PIS/Cofins, como vacinas, fertilizantes, sementes, mudas, sêmens e embriões. Mas as rações não estão isentas dos impostos. Segundo Covatti Filho, o PIS representa 1,65% e Cofins 7,6% nos custos da produção de leite.
O parecer do relator, deputado Hélio Leite (DEM-PA), foi favorável à proposta. “A inclusão desses insumos no rol de produtos com alíquota zero do PIS/Pasep e da Cofins torna-se necessária a fim de desonerar a produção agropecuária, uma vez que representam elevado ônus à bovinocultura, elevando os preços ao consumidor”, disse em entrevista para a Agência Câmara de Notícias.
PUBLICIDADE
MERC ECONOMIA CARNES
O relator destacou que essa desoneração foi, por mais de uma vez, aprovada pelo Congresso Nacional e, em seguida, vetada pelo Poder Executivo “sem que tenha sido apresentada argumentação sólida para justificar tais vetos”.
Fonte: MNP