Aprenda como converter áudio do WhatsApp em texto

por william r. plaza em JANEIRO 8, 2020

As mensagens de voz do WhatsApp são úteis quando você tem preguiça de escrever ou fica irritado com a correção automática incorreta no dispositivo. No entanto, há momentos em que você simplesmente não consegue ouvir a anotação de voz, como nos momentos em que você está numa reunião ou em um local público sem fone de ouvido e não quer arriscar compartilhar em público uma mensagem particular. 

Além de você ter mais privacidade em relação ao conteúdo recebido, ter um mair cuidado em abrir algum tipo de mídia que alguém te manda por WhatsApp, principalmente em grupos, evita situações bem desagradáveis, já que a mensagem pode não ser aquilo que você estava pensando.

Para resolver essa questão da privacidade e realizar a conversão de mensagens de áudio em texto você pode utilizar alguns aplicativos. O procedimento é bem simples, e você pode realizar tanto no Android quanto no iOS, cada sistema com um aplicativo adequado para essa finalidade. Abaixo te mostramos o passo a passo em cada um dos sistemas.

Converter mensagens de voz do WhatsApp em texto no Android

Para começar, baixe e instale o arquivo aplicativo para Transcriber para o WhatsApp. Assim que você iniciar o aplicativo é possível ter acesso ao tutorial de como realizar o procedimento de conversão de notas de voz em texto. Clique no quadrado ao centro da tela para ter acesso a esse passo a passo. Basicamente o que você terá que fazer é: pressionar e segurar a gravação de voz no WhatsApp, clicar em compartilhar e escolher como opção o Transcriber para o WhatsApp.

Vamos então para o WhatsApp para realizar esses três passos.

Abra a janela da conversa em que o áudio que você recebeu será convertido para texto;

Agora você irá clicar e segurar sobre o player do áudio. Automaticamente irá surgir na parte superior da tela do mensageiro algumas opções que não estavam disponíveis, como o excluir, encaminhar, e o compartilhar. Clique sobre o ícone do compartilhamento.

Após clicar na opção referente ao compartilhamento diversas opções de saída ficarão disponíveis. Você terá que escolher a que está escrito Transcrever, que é o botão adicionado assim que você instala o Transriber para o WhatsApp.

Agora você terá que conceder permissões ao Transcriber para que o processo de conversão ocorra. A transcrição do áudio acontecerá automaticamente. Após o processo ser finalizado, na própria tela do WhatsApp, ficará disponível alguns botões, para tradução, cópia do texto para a área de transferência e de compartilhamento. Ao clicar sobre o botão do meio, de cópia do texto, você rapidamente transfere o que foi transcrito em texto para a área de transferência e poderá copia-lo em algum algum editor de texto ou até numa janela de conversa do WhatsApp. Também é possível compartilhar diretamente o texto convertido com algum dos contatos seus contatos, ao clicar no botão de compartilhamento.

Evidentemente que a transcrição também fica salva no aplicativo, é só iniciar o Transcriber para o WhatsApp e encontrar na seção histórico todos os textos dos áudios que foram convertidos.

Converter mensagens de voz do WhatsApp em texto no iOS

Para começar, baixe e instale o Audio to Text para WhatsApp gratuitamente no seu iPhone;

Agora abra o aplicativo Áudio para texto para WhatsApp e conceda acesso ao reconhecimento de fala.

Depois de conceder as permissões necessárias, vá para o chat do WhatsApp. Pressione e segure a anotação de voz que deseja converter e selecione “Avançar” . Quando terminar, clique no ícone “Compartilhar” no canto inferior direito.

Por fim, na lista de opções que aparecem, selecione “Áudio para texto” . E isso é tudo. O aplicativo converterá automaticamente a anotação de voz em texto.