Apreensão de drogas em MS aumenta cerca de 5%

Apreensão de drogas em MS aumenta cerca de 5%
Levantamento é apontado pela Agência Brasil

Izabela Sanchez com informações da Agência Brasil | Foto: Divulgação/DOF

A Agência Brasil destacou, neste sábado (8), que a apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul aumentou 5% nos seis primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2016. Conforme explica, foram apreendidas, nesses meses, 170 toneladas de drogas pelas forças de segurança.

Vulnerabilidade da fronteira
A Agência destaca um assunto que ainda motiva queda de braço entre Estado e União: as fronteiras. Isso porque as fronteiras internacionais do Brasil com Paraguai e Bolívia dão à Mato Grosso do Sul desafios e necessidades que outros Estados não possuem. O impasse, na maioria das vezes, refere-se ao orçamento para segurança pública e ao custo com os presos do tráfico.

“Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública sul-mato-grossense, ao longo de 2016 foram apreendidas cerca de 300 toneladas de drogas, número que deve ser superado este ano. Localizado na Região Centro-Oeste do país, Mato Grosso do Sul é considerado um estado vulnerável por causa das fronteiras internacionais”, comenta a agência.
À Agência, a Polícia Militar afirma que apreendeu, até agora, 62,8 toneladas de drogas: 37% das apreensões realizadas pelas forças de segurança estaduais. “Outro órgão de segurança do estado, o Departamento de Operações de Fronteira, especializado no combate ao tráfico, também divulgou dados relativos aos primeiros seis meses do ano, com apreensão de 63,1 toneladas de drogas”, complementa a Agência.

O que disse o governo
O Governo do Estado declarou que o crescimento foi motivado pelo ‘MS mais Seguro’, “que prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões na área de segurança”. A Polícia Militar, por meio da assessoria de imprensa, declarou à Agência “que o resultado é reflexo da intensificação das operações nas rodovias, com maior número de bloqueios nas estradas que cortam o estado”.