Após 14 dias internado, médico é curado do covid-19 e diz “muitos vão passar por isso”

Depois de ficar 14 dias internado por coronavírus, o médico intensivista Leandro de Oliveira Silva, recebeu alta médica e está curado. Ainda em processo de recuperação, o profissional diz se sentir debilitado e reitera sobre os cuidados para evitar o contágio da doença com ênfase ao fato de a sua família não ter passado pelo mesmo. 

Leandro ficou 8 dias internado em Unidade de Terapia Semi-Intensiva em unidade hospitalar da Cassems em Nova Andradina. O profissional da saúde perdeu 14 kg em 14 dias de tratamento e falou sobre sua situação atual. 

“Eu ainda me sinto debilitado, perdi 14 quilos no total durante esse período, me sinto fraco e ainda não posso ficar muito tempo em pé. Há algumas restrições musculares e pulmonares”.

A alta de Leandro ocorreu no dia 18 passado. Ele relembra que logo ao chegar na unidade hospitalar foi encaminhado para a Semi UTI, sendo que após uma piora no quadro, por meio de tratamento moderno, obteve melhora. 

“No quarto dia de internação, mesmo com o oxigênio, já conseguia ficar sentado e percebi progresso no meu quadro clínico”, disse. 

A Coordenadora da Unidade Semi-Intensiva Maria Claudia Rosenbaum foi quem orientou o tratamento de Leandro disse que ele chegou ao hospital transferido de uma unidade de saúde em Ivinhema.

“Como já estava na fase inflamatória da doença, o levamos para a unidade semi intensiva e identificamos um pouco menos de 50% de acometimento pulmonar. Inserimos alguns medicamentos e iniciamos o tratamento, colocando ele em isolamento completo, com oxigênio complementar e fisioterapia”.

Com a melhora progressiva, Leandro pôde comemorar a retirada do oxigênio complementar. 

“Para mim, aquele foi um sinal de que estávamos vencendo a doença. Na sexta-feira, já não tive mais febre e nem dores na cabeça ou no corpo. Após isso, segui me recuperando, já conseguia tomar o banho sozinho, e no domingo fizemos a opção pela alta”, diz o médico. 

Ele reitera a importância do uso de máscara e medias de higiene para evitar o contágio do coronavírus.

“Falo como paciente e profissional da saúde. Infelizmente, a Covid-19, é uma doença que, enquanto não surgir uma vacina, não há muito o que fazer à respeito e muitas pessoas vão passar por ela. Para evitar, é preciso que as pessoas se policiem em relação ao uso de álcool 70%, uso de máscara de proteção, além de evitar o contato físico”.

Leandro chama a atenção para a realização das medidas de proteção, também, dentro de casa e destaca que essas protegeram as pessoas com quem convive diariamente.

“Mesmo que eu tenha adquirido a doença, minha família não contraiu, porque mantivemos todos os cuidados dentro de casa. Eu mesmo lavava as minhas roupas, fazia toda a higienização indicada ao chegar em casa, evitava o contato físico, entre outras medidas que ajudaram neste período”.

O profissional da saúde agradeceu toda equipe envolvida em sua recuperação em todos os segmentos da unidade hospitalar e destacou como fundamental a atuação dos mesmos em todos os momentos, em especial neste em que o país enfrenta uma pandemia. DOURADOS NEWS