A cada ano, mais de 4,1 milhões de raios atingem MS, aponta estudo

A cada ano, mais de 4,1 milhões de raios atingem MS, aponta estudo

Um estudo elaborado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Elat (Eletricidade Atmostérica), divulgado nesta segunda-feira (25) pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que por ano, 4,1 milhões de raios atingem o Estado de Mato Grosso do Sul.

O Estado é o sétimo do país a mais receber descargas elétricas, de acordo com o estudo. Por ano, são 11,1 raios que atingem a região para cada 1 quilômetro quadrado de solo sul-matogrossense.

O Estado a receber a maior quantidade de raios por ano é Tocantins (19,8 raios por km²), de acordo com a pesquisa, seguido por Amazonas e Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4) e Mato Grosso do Sul (11,1).

Os pesquisadores utilizaram um novo método para avaliar a incidência de descargas elétricas nas regiões. Com isso, puderam descobrir também quais são as cidades que mais recebem raios por ano no país.

A cidade mais atingida por raios no Brasil é Santa Maria das Barreiras, município do interior do Pará, com 44,3 raios por km² ao ano. Já em São Gabriel da Cachoreira, no Amazonas, está o maior índice de mortes causadas por raio, 0,84 por ano.

Todos os anos, o Brasil é atingido por uma média de quase 80 milhões de raios, de acordo com a pesquisa. Destes, 300 atingem pessoas, sendo que a taxa de letalidade é de uma morte a cada três pessoas atingidas.