Alunos do Proerd realizam passeata em Eldorado

Alunos do Proerd realizam passeata em Eldorado
DSC_0186

DSC_0205

DSC_0230
Eldorado- Para lembrar a Semana Nacional Antidrogas, que vai de 20 a 28 de junho, 235 jovens eldoradenses que freqüentam aulas do Proerd, programa de caráter social e preventivo quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas e também a violência em suas diferentes faces, desenvolvido por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, realizaram na manhã de sexta-feira (26), uma passeata pelas principais avenidas de Eldorado.
Portando faixas e cartazes, grande parte confeccionados por eles mesmos, os alunos do Quinto Ano das Escolas Municipais Sebastião de Paula e Mbo´erro Tava Okara Rendy, que funciona dentro da Aldeia Indígena Cerrito, além das estaduais 13 de Maio e Eldorado, deram seu recado.

O encerramento do evento aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, onde os participantes foram recepcionados pela Prefeita Municipal Marta Araujo e assessores, além vereadores, professores e vários policiais militares e bombeiros militares de Mundo Novo.
PROERD- Uma vez por semana, um militar, equipado como se fosse fazer o serviço de atendimento a ocorrências, isto é fardado e armado, se dirige a uma sala de aula, onde através de modernos métodos didáticos, ministra aula nas escolas de ensino público e privado, para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa também abrange a família, pois existem atividades para serem desenvolvidas em casa, envolvendo assim, os pais, irmãos e demais entes dos alunos.
Através de uma parceria firmada entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Comando Geral da Polícia Militar, comando do 12º Batalhão da PM e comandos locais da PM de Mundo Novo e Eldorado, além do apoio da Prefeitura Municipal de Eldorado, o programa foi implantado nos dois Municípios.
Em Mundo Novo, o Proerd é ministrado aos alunos da Rede Estadual de Educação, ,mais precisamente, nas escolas Castelo Branco e Terezinha Mendonça, enquanto em Eldorado, as aulas atingem tanto a rede estadual quanto a municipal de Ensino.
Segundo o Cabo PM Ailton Rosas dos Santos, devidamente qualificado para a função é o monitor do Proerd nos dois Municípios, o programa terá entre seus temas, o combate e prevenção a prática do bullying, “que abrange todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder”, afirma.