ALERTA FRONTEIRA. “Ciclone bomba”

? ALERTA ?
Entre hoje e amanhã há previsão de vendaval que poderá atingir a nossa cidade. Fiquem atentos as precauções para evitar danos materiais:

  • não deixem veículos embaixo de árvores;
  • durante a tempestade, fechem os vidros de casa e evitem encostar na superfície metálica;
  • coloquem seus animais em locais seguros;
  • evitem locais que possam trazer risco a vida.
  • ao ver um fio caído na rua, mantenham a distância;
  • tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos isolados e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Qualquer situação de risco ou urgência acionem A DEFESA CIVIL através do número 153 ou corpo de bombeiros 193.

“Ciclone bomba” pode trazer vendaval de até 100 km/h para 54 municípios do MS
A instabilidade abre espaço para queda acentuada nas temperaturas do Estado, a patir de amanhã.

Velocidade dos ventos mexeram com árvores no Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande.
Passagem de “ciclone bomba” ao longo desta terça-feira deixa do Estado em alerta para vendavais em 54 municípios, na região Centro-sul de Mato Grosso do Sul. A população deve se preparar para ventos entre 60 km/h e 100 km/h com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O alerta foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em decorrência de frente fria que se aproxima do sul do Estado e leva a intensificação dos ventos, além de pancadas de chuva isoladas, no decorrer da tarde, inicio da noite.

A previsão é de rajadas de vento ao longo do dia e mudanças no tempo a partir de amanhã com o aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas nas próximas 48 horas. Após a passagem do “ciclone bomba”, o destaque será a forte massa de ar frio que resultará em queda acentuada nas temperaturas no Estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Centro e do Clima), caso ocorra o evento descrito, a Defesa Civil Estadual recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois a risco de queda e que os motoristas não estacionem perto de placas de propaganda ou torres de transmissão.

“Ciclone bomba” – Os ventos têm origem na formação de uma nova onda frontal com ciclone extratropical posicionado ao litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a ocorrência de rajadas de vento. A formação deste ciclone é conhecida pelos meteorologistas como “ciclone bomba” e ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas.

Conforme o Cemtec, apesar do nome assustador, é um fenômeno comum causador de vento como qualquer ciclone.

Em virtude disto, o Inmet emitiu alerta para os seguintes municípios: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã,Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Glória De Dourados, Guia Lopes Da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí,Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã,Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada Do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte Do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas Do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS