A variante Ômicron está causando sintoma novo e invulgar?

Um médico da África do Sul, onde foi detectada a nova variante, nota uma mudança nos sintomas apresentados por quem ficou infectado recentemente

Segundo o jornal, os sintomas de Covid-19 aparentam estar mudando. Um médico de Medicina Geral da África do Sul, onde foi detectada a nova variante, nota uma mudança nos sintomas apresentados por quem ficou infectado recentemente. Os suores noturnos têm sido um dos sintomas relatados pelas pessoas infectadas pela variante Ômicron do novo coronavírus.

Na semana passada, o médico britânico David Llyod, alertou para o fato de algumas crianças estarem desenvolvendo erupções cutâneas quando são infectadas pela nova estirpe do vírus SARS-CoV-2. 

Recorde-se que Angelique Coetzee, a médica sul-africana que detectou a nova variante pela primeira vez relatou os efeitos da variante B1.1.529. Segundo Coetzee, os sintomas iniciais de quem contrai uma infeção relacionada são diferentes dos associados à variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia. Os doentes queixam-se de fadiga extrema, dores de cabeça e sentem a garganta arranhada. 

A variante Ômicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde, foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infecções em 57 países de todos os continentes, incluindo Brasil. Esta estirpe apresenta 32 mutações (ou seja, o dobro das da variante Delta) na proteína spike, que se liga à proteína ACE2 na superfície das células.