10 receitas para incrementar o Dia do Nacional do Café

10 receitas para incrementar o Dia do Nacional do Café

Confira as dicas para dar um up no cafézinho

O Dia Nacional do Café é celebrado hoje, 24 de maio, no Brasil. Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café! O dia é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

Para melhorar as receitinhas e não deixar que essa bebida maravilhosa caia na mesmice, a redação do MidiaMAIS separou 10 maneiras de incrementar seu Dia Nacional do Café e para torná-lo mais gostoso! Dá uma olhada:

1. Café Gelado

(Foto: Reprodução)
Às vezes o calor é tão grande que é difícil tomar aquele cafézinho sendo suar horrores, não é mesmo? Então que tal fazer uma versão gelada? Essa versão ainda traz suco de limão e laranja pra dar um boost de refrescância

Para fazer é só colocar 150 ml de suco de laranja, 10 ml de suco de limão, 50 ml de café expresso, 2 colheres de sopa de açúcar e 4 pedras de gelo no liquidificador e bater até ficar homogêneo. Apesar de ser uma combinação inusitada, é um drink extremamente refrescante.

2. Café com Canela

(Foto: Reprodução)
Esta bebida à base de café e canela ajudar a controlar o índice glicêmico e a equilibrar o nível de gordura corporal. Para que isso seja eficaz, sugere-se tomar uma xícara um dia sim, um dia não.

O modo de preparo é bem simples. Basta colocar um copo de água e acrescentar uma colher de café (12 gramas) de sua preferência. Acrescente um pau de canela e deixe esquentar até chegar à ebulição, desligue o fogo e deixe repousar. Adoce com mel para um toque especial.

3. Mocha

(Foto: Reprodução)
Esse tipo de café é para quem gosta de uma bebida mais adocicada. A preparação é dividida em quatro partes: chocolate em calda, espresso, leite e chantilly por cima.

4. Macchiato

(Foto: Reprodução)
O popular “pingado” é ideal para facilitar o preparo no Dia Nacional do Café. Macchiato, em italiano, quer dizer “manchado”, ou seja, o café fica manchado por uma pequena quantidade de leite vaporizado por cima.

5. Café Silvestre

(Foto: Reprodução)
Voltando a linha dos cafés gelados, o café silvestre ousa nos sabores e fazê-lo é bem simples. Basta decorar uma taça com a cobertura de morango. Adicionar uma bola de sorvete de creme e 1 xícara de café gelado. Decorar com chantily, cobertura de morango e raspas de chocolate branco.

6. Café Verde

(Foto: Reprodução)
O café verde é um dos queridinhos do momento. O café verde é usado principalmente em dietas depurativas e antioxidantes. É ideal para perder peso e limpar o organismo. É só ferver 15 gramas de grãos de café verde em 175 ml de água e, depois, deixar no fogo mínimo durante 15 minutos para obter todas as suas propriedades. Finalmente retirar do fogo e deixar que o café verde esfrie por uns 20 minutos.

7. Cappuccino

(Foto: Reprodução)
A receita tradicional leva apenas café, um pouquinho de leite e bastante espuma para ficar bem cremoso. A bebida, no entanto, sofreu variações e sua versão mais conhecida entre os brasileiros é com adição de canela e chocolate em pó. Uma aposta tradicional para o Dia Nacional do Café.

8. Café com Hortelã

(Foto: Reprodução)
Este tipo de café cairá muito bem nessas manhãs pois ele refresca e hidrata. Além disso, a combinação da hortelã com o café atua como um tônico natural repleto de antioxidantes maravilhosos para começar o dia.

Prepare a sua xícara de café como de costume, seja na máquina, expresso ou no bule. Agora, em um copo de água fresca, coloque duas gotas de essência de hortelã. Você pode encontrá-la facilmente nos supermercados, assim como nas lojas de produtos naturais.Acrescente a xícara de café já preparada. Adicione duas gotinhas de suco de limão e adoce como você quiser.

9. Cold Brew

(Foto: Reprodução)
Em um recipiente de vidro, misture 15 gramas de café moído grosseiramente com 500g de água fria, mexa bem, tampe completamente e leve à geladeira por um mínimo de 12 horas, mexendo apenas uma vez.

Passado este tempo, escalde com água quente um filtro de papel já colocado no suporte e deixe escorrer bem.

Sobre um recipiente de vidro, coloque o suporte com o filtro de café escaldado, e despeje a mistura de água fria com café e deixe coar devagar, pressionando levemente com uma colher de metal.

Tampe novamente o vidro e refrigere novamente. Sirva com cubos de gelo, adoçante ou não, ou use na base de bebidas geladas.

10. Cappuccino Mineiro

(Foto: Reprodução)
Espalhe doce de leite por todo o interior de uma taça alta de vidro, espalhando com as costas de uma colher.
Coloque 3 cubos de gelo, em seguida 2 colheres de sopa de pó para cappuccino, 150ml de leite frio e 20 ml de café coado; mexa bem e cubra tudo com espuma de leite bem densa. Polvilhe canela à gosto na hora de servir.