7 partes dos alimentos que jogamos fora mas não deveríamos

Folhas, talos e cascas de uma série de frutas e vegetais não são muito valorizados na culinária. Porém, além de saborosas, estas partes que dispensamos são super nutritivas.

Confira algumas partes de alimentos que não deveriam ser jogadas fora e saiba como aproveitá-las:

1. Folhas e talos de brócolis e couve-flor

Os talos e as folhas dos brócolis e da couve-flor, por exemplo, são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, e em ácido fólico, essencial para a síntese das hemácias e para o desenvolvimento do feto.

Em vez de jogar essas partes no lixo, você pode fazê-las salteadas ou adicioná-las a sopas, caldos, tortas salgadas e saladas.

2. Parte branca de melancia

Por ser rica em citrulina, essa parte da fruta promove um efeito de dilatação das artérias, melhorando a circulação sanguínea. Em consequência, ela pode ajudar a reduzir a hipertensão e até mesmo a melhorar o desempenho sexual dos homens ao favorecer a ereção.

Essa parte pode ser consumida em forma de suco, doce e até mesmo picles.

3. Folhas de cenoura

Esta parte da cenoura tem seis vezes mais vitamina A do que a raiz em si. Uma excelente forma de aproveitar as folhas da cenoura é colocá-las no processador com um pouco de azeite de oliva, queijo e nozes para fazer um delicioso molho pesto.

4. Casca de pepino

Além de ser comestível, a casca desse vegetal é especialmente rica em vitamina K, que participa da coagulação sanguínea e é importante para a saúde dos ossos.

Desde que estejam bem lavadas, você pode consumir as fatias de pepino com a casca, seja em saladas, smoothies ou sucos.

5. Casca e fibras da laranja

A casca e as fibras da laranja (aquela parte branca) contêm pectina, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade. A forma mais fácil de consumir as fibras é não removê-las ao consumir a fruta. Já no caso da casca, você pode utilizá-la ralada como condimento de bolos, tortas e molhos.

6. Folhas externas da cebola

As folhas da camada mais externa da cebola são ricas em um antioxidante chamado quercetina, que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Para utilizá-las, você pode congelar algumas folhas até ter uma quantidade suficiente para fazer um caldo de vegetais ou, então, adicioná-las às sopas para dar um sabor a mais.

7. Folhas de beterraba

Essas folhas são ricas em cálcio, vitamina A e vitamina C, além de terem mais ferro do que a mesma quantidade de folhas de espinafre.

Para aproveitar as folhas da beterraba, você pode picá-las e salteá-las com um pouco de alho moído e azeite de oliva.