7 alimentos que estão arruinando seus rins

Os rins realizam um trabalho difícil. Filtrar e excretar produtos residuais da corrente sanguínea é apenas o começo. Seus rins também mantêm o equilíbrio hídrico geral do corpo, bem como libera hormônios que produzem hemácias, garantem a saúde óssea e regulam a pressão sanguínea.

Nós exigimos muito dos nossos rins, conscientemente e inconscientemente, através da dieta, medicamentos e toxinas ambientais. O resultado pode ser uma luta contra câncer renal, cálculos renais, doença renal policística ou até insuficiência renal.

Alguns estresses sobre nossos rins não podem ser evitados, e por serem projetados para lidar com as toxinas, podemos confiar que nossos rins são resistentes. Mas, qualquer órgão pode ser tornar sobrecarregado e sofrer danos.

Você pode se surpreender em saber a quantidade de alimentos que podem danificar os rins, mesmo aqueles saudáveis. Certifique-se de que você não está exagerando nos seguintes 7 alimentos.

7. Nozes

Se você é propenso a cálculos renais, nozes não são um bom petisco. Elas contêm uma categoria de minerais chamada oxalatos, e estes são encontrados no tipo mais comum de cálculo renal. Se você tece cálculo renal no passado, não coma nenhum tipo de nozes.

Para pessoas saudáveis, é importante estar ciente da sua ingestão de alimentos contendo oxalato, como espinafre, beterrabas, batatas fritas e  Corn Flakes.

Alguns destes itens, incluindo nozes, podem ser adições muito saudáveis à sua dieta. Mas, assim como tudo na vida, equilíbrio é a chave. Escolha uma variedade de verduras, em vez de apenas espinafre, e coma nozes apenas em moderação.

6. Abacates

Abacates não! Essa fruta deliciosa e cremosa foi o que nos ensinou que comer gordura é ok. Todavia, abacate também vem com uma alta dose de potássio, que controla os fluidos, equilíbrio eletrolítico e nível do pH. Os rins dependem do equilíbrio certo de potássio e sódio para funcionarem de forma apropriada; muito abacate pode causar problemas.

Hipercalemia é o nome dado quando tem muito potássio no sangue, e isso acontece em pessoas com doença renal avançada. Geralmente causa náusea, fraqueza, dormência e batimento cardíaco lento.

Felizmente, você não precisa se preocupar muito com o abacate ou o potássio se não tiver uma doença renal. Seja como for, a maioria de nós não ingere potássio o suficiente na nossa dieta diária.

5. Cafeína

Este é difícil, se você depende de uma xícara de café ou chá matinal para começar o dia. Refrigerante e bebidas energéticas são similarmente perigosas se você já tem problemas com os rins. Estudos mostram que o consumo prolongado de café pode piorar a doença renal crônica, e  pode aumentar o risco de cálculos renais.

Cafeína é um leve diurético, e afeta a capacidade dos rins de absorver água. Em quantidades razoáveis, o café não impede seus rins de acessar água o suficiente para fazerem o trabalho deles, mas em excesso pode ser um problema.

Cafeína também estimula o fluxo sanguíneo e, portanto, aumenta a pressão sanguínea. Novamente, não é um problema se você tem pressão normal, mas é algo para se tomar cuidado se a sua pressão for alta.

4. Laticínios

Laticínios, incluindo leite, queijo e iogurte, são carregados de cálcio e aumentam o nível de cálcio na urina. Isso foi associado a um maior risco de cálculos renais.

Para pessoas que já tem doença renal, reduzir o consumo de laticínios facilita muito o trabalho de filtragem pelos rins. Isto pode retardar a necessidade de diálise.

Manteiga é um laticínio rico em gordura saturada, a qual eleva o risco de doença cardíaca. Infelizmente, doença cardíaca é um grande fator de risco para doença renal, e doença renal apresenta riscos similares para o coração.

Mude para azeite de oliva aromatizado com suas ervas favoritas para colocar no pão e na sua salada, a fim de reduzir sua dependência na manteiga.

3. Sal

O sal trabalha junto com o potássio para manter o equilíbrio hídrico em seu corpo, o qual é fundamental para o funcionamento apropriado dos rins. Mas a maioria de nós consome muito sal na dieta, mesmo antes de salgar o alimento que está na mesa. Produtos processados contêm uma tonelada de sal, mais do que você imagina.

Muito sódio faz com que os rins retenham água para diluir o sal na sua corrente sanguínea, e isso coloca uma sobrecarga excessiva sobre eles.

O hábito prolongado de consumir muito sal aumenta a pressão sanguínea e pode danificar os néfrons dos rins, que são as estruturas microscópicas que filtram os resíduos. Sempre que possível, coma alimentos frescos para controlar o nível de sal.

2. Carne

Carne contém uma quantidade significativa de proteína. Veja bem, proteína é muito importante para o processo de crescimento e para a saúde dos nossos músculos, mas metabolizar a carne é um dos trabalhos mais difíceis que nossos rins fazem.

Uma dieta rica em proteína animal também aumenta o risco de cálculos renais. Por essas razões, uma dieta rica em proteína não é recomendada para pessoas com doença renal.

Carne, especialmente de órgãos como fígado, também tem uma alta concentração de purina. A purina estimula a produção de ácido úrico, um resíduo que é normalmente processado pelos rins. Muita purina sobrecarrega os rins e pode causar cálculos.

1. Adoçantes artificiais

Se você usa adoçantes em uma tentativa de reduzir o seu consumo de açúcar, na verdade não está fazendo nenhum favor para o seu organismo. Embora as opiniões sejam mistas sobre a segurança geral desses substitutos de açúcar, sabemos que apenas dois refrigerantes zero por dia causará um declínio na função renal.

Alguns estudos concluíram que pessoas que usam adoçantes nas suas bebidas não consome menos açúcar, mas se você ainda quer usar um substituto do açúcar, estévia é a sua melhor opção.

Estévia é um extrato de ervas natural que tem sido usado na América do Sul por séculos, sem efeitos adversos relatados.