17 países assinam acordo sobre uso de pesticidas

Brasil também assinou comunicado de intenções em Buenos Aires

As delegações dos Estados Unidos, Uganda e Quênia divulgaram um comunicado na décima primeira reunião da Organização Mundial do Comércio, realizada em Buenos Aires, onde clama aos membros da organização “para fortalecer a implementação de Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias através da reforço de padrões estabelecidos por organizações internacionais e assegurar a base científica das medidas”.

O comunicado foca no uso de pesticidas e o impacto deles no comércio de alimentos e produtos agrícolas. O texto foi assinado por representantes de 17 países, incluindo o Brasil. “Nós apoiamos as ações voluntárias dos membros iniciados pelo Quênia, Uganda e Estados Unidos para aumentar a capacidade e a eficiência no cumprimento de padrões internacionais de níveis máximos de resíduos de pesticidas; ara melhorar a transparência e previsibilidade dos membros que adotem as medidas; para conseguir maior harmonização de medidas e permitir maior acesso a pesticidas alternativos ou para minor crops, particularmente em país em desenvolvimento”, diz o comunicado,

O Secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Soony Perdue, elogiou o comunicado. “O desenvolvimento de medidas sanitárias e fitossanitárias que são fundadas em ciências são críticas para proteger a saúde humana e ambiental; facilitar o comércio e permitir aos produtores agrícolas para enfrentar o desafio de alimentar uma crescente população mundia”, disse Perdue.

Países que assinaram o comunicado

1. Brasil

2. Canadá

3. Uruguai

4. Costa Rica

5. Colômbia

6. Madagascar

7. Panamá

8. República Dominicana

9. Peru

10. Chile

11. Quênia

12. Uganda

13. Argentina

14. Japão

15. Guatemala

16. Paraguai

17. Estados Unidos

Fonte: Agrolink