Trump cumpre aviso e proíbe entrada de brasileiros nos EUA por causa da crise do coronavírus

Após diversos alertas sobre a situação da pandemia no Brasil, Estados Unidos impõem barreiras para evitar importação de casos

O presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista na sexta-feira Foto: LEAH MILLIS / REUTERS
O presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista na sexta-feira Foto: LEAH MILLIS / REUTERS

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou um alerta que fizera por mais de uma vez e anunciou neste domingo a proibição da entrada de brasileiros e de demais não americanos que estiverem no Brasil por causa do descontrole do coronavírus no país.

A decisão consta de um decreto assinado pelo próprio Trump, que estipula que cidadãos não americanos que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores à tentativa de ingressar nos EUA serão impedidos de fazê-lo. A decisão é válida a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de maio, e vai vigorar por tempo indeterminado, até decisão em contrário do próprio chefe da Casa Branca.

No decreto, Trump diz que “considera que a entrada irrestrita nos EUA de pessoas descritas na seção 1 deste decreto é (…) prejudicial aos interesses dos EUA, e que sua entrada portanto deve estar sujeita a certas restrições, limitações e exceções”.

“Hoje, o presidente tomou uma ação decisiva para proteger nosso país suspendendo a entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil durante o período de 14 dias antes de buscarem entrar nos EUA. Até o dia 23 de maio de 2020, o Brasil tem 310.087 casos confirmados de Covid-19, o terceiro maior número de casos confirmados no mundo. A ação de hoje vai ajudar a garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país”, diz o comunicado divulgado pela Casa Branca.

O texto afirma que a decisão não se aplica ao fluxo comercial entre os dois países, que será mantido.