SpaceX bate recorde de maior número de satélites enviados ao espaço em um único lançamento

A SpaceX lançou ao espaço nada mais, nada menos, do que 143 satélites em um único foguete Falcon 9 às 12h (horário de Brasília) deste domingo (24). O recorde anterior era de um foguete indiano que transportou 104 satélites em 2017.

O lançamento feito do Space Launch Complex 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, foi transmitido ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube.

O recorde de maior número de satélites enviados ao espaço em um único lançamento foi a primeira missão do novo programa de redução de custos da empresa de Elon Musk chamado SmallSat Rideshare.

O Transporter-1 oferece acesso relativamente barato ao espaço para pequenas empresas de satélites, que pegam “carona” em vez de comprar um foguete inteiro por um preço muito mais alto.

O lançamento de um dos foguetes Falcon 9 estava originalmente agendado para dezembro, mas foi adiado várias vezes. Uma nova tentativa seria feita neste sábado (23), mas o mau tempo adiou para este domingo.

O impulsionador de primeiro estágio do Falcon 9 já apoiou o lançamento da segunda missão de demonstração do Crew Dragon, a missão ANASIS-II, uma missão Starlink e o lançamento da 21ª missão de reabastecimento de carga do Dragon para a Estação Espacial Internacional. Após a separação, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship Of Course I Still Love You, uma espécie de balsa que navega sozinha e que ficará estacionada no Oceano Atlântico.

De acordo com dados compilados por Jonathan McDowell, astrônomo de Harvard e especialista em rastreamento de satélites, a SpaceX lançou nos últimos 16 dias mais satélites para o espaço do que o mundo inteiro lançou em qualquer ano antes de 2013.