Setor de tecnologia cresce no mundo e se mostra um negócio bilionário

O setor de tecnologia domina a lista de bilionários com mais de 100 bilhões de dólares. Em 2021, 8 dos 10 indivíduos com fortunas bilionárias são referência em tecnologia.

O sonho de ter um patrimônio com nove zeros antes da vírgula é compartilhado por muitas pessoas ao redor do globo. Mas apenas um grupo seleto de empreendedores, com destaque aos atuantes no setor de tecnologia, conseguiu atingir essa meta.

Ao contrário do que se possa imaginar com base no impacto da pandemia sobre a economia mundial, o número de integrantes desse grupo aumentou significativamente em 2021.

Neste ano, o mundo ganhou 660 novos bilionários, como revela o levantamento conduzido pela Betway, site de cassino online. A adição representa um aumento de 63,75% em relação à quantidade de indivíduos com fortunas bilionárias registrada em 2020.

A título de exemplo, no passado, o único detentor de uma fortuna superior a US $100 bilhões era o fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Em 2021, outros sete grandes nomes do ramo tecnológico também alcançaram essa marca e garantiram seus lugares na lista de homens mais ricos do planeta.

80% dos 10 maiores bilionários do mundo são líderes do setor de tecnologia

Dos dez empresários mais ricos do mundo, apenas dois não são do mercado tecnológico, como revela O dossiê dos bilionários elaborado pela Betway e publicado em seu blog. Bernard Arnault, da área de moda e varejo (3º lugar na lista), e Warren Buffett, do campo dos investimentos (10º), são as únicas exceções.

Jeff Bezos lidera o Top 10 com seu patrimônio estimado em US $195 bilhões. Segundo a revista Forbes, o responsável pela criação do e-commerce Amazon em 1994 também é dono do jornal The Washington Post e de uma companhia aeroespacial chamada Blue Origin. 

Durante a pandemia, a Amazon, da qual Bezos era CEO até julho de 2021, experienciou um crescimento de 38% (US $386 bilhões) em rendimento — fato que ilustra o porquê do setor de tecnologia ter se tornado um negócio bilionário.

Elon Musk garantiu o segundo lugar com patrimônio de US $193 bilhões. O desejo de revolucionar os meios de transporte ganhou forma através de suas duas companhias.

São elas: Tesla (responsável pela fabricação de automóveis elétricos) e SpaceX (focada no desenvolvimento de foguetes espaciais) cujo valor foi avaliado em US $74 bilhões após receber fundos de investidores em fevereiro de 2021, conforme indica a Forbes.

Bill Gates, cofundador da Microsoft, está no 4º lugar com sua fortuna de US $152 bilhões. Além da influência indiscutível no setor de tecnologia, Gates lidera a Bill & Melinda Gates Foundation, a maior fundação privada de caridade do mundo.

Mark Zuckerberg figura a 5ª posição com patrimônio de US $133 bilhões. Aos 19 anos, enquanto estudava em Harvard, Zuckerberg iniciou o desenvolvimento do Facebook, rede social com valor atual estimado em mais de US $1 trilhão da qual é CEO.

O 6º e 7º lugar são ocupados por Larry Page com US $121 bilhões e Sergey Brin com US $117 bilhões, respectivamente. Juntos, os empresários fundaram a Google em 1998 quando eram estudantes da Universidade de Stanford.

Larry Ellison e sua fortuna de US $103 bilhões ocupam a 8ª colocação. O empresário é co-fundador da Oracle, gigante do setor de tecnologia que atua criando e comercializando soluções de software, hardware e banco de dados.

Steve Ballmer é o 9º colocado com patrimônio de US $103 bilhões. Segundo a Forbes, ele foi o 30º funcionário contratado pela Microsoft em 1980 depois de ter desistido de seus estudos em Stanford. Décadas depois, em 2000, ele se tornou o CEO da companhia, cargo que exerceu até 2014.

Os patrimônios dos integrantes da lista acima somados atingem a notável quantia de US $1.3 trilhão. Valor que, conforme dossiê, é equivalente ao PIB no nosso país e superior ao de outros 176 países.

Investimentos e finanças são os setores com mais bilionários no Brasil

Ao contrário do padrão observado mundialmente, o setor de tecnologia não é o que mais abriga bilionários no Brasil.

O dossiê elaborado pela Betway também revela que 16 dos 65 bilionários brasileiros, 25% do total, atuam no setor de finanças ou de investimentos. Em seguida, estão os setores de varejo e saúde com 11 e 8 bilionários, respectivamente.

Os mais ricos do setor de finanças e investimentos são os irmãos Safra, responsáveis pelo Banco Safra e donos de US $7.1 bilhões em patrimônio.

No setor de varejo, Luiza Helena Trajano (US $5.3 bilhões), mulher no comando da rede de varejo Magazine Luiza, ganha destaque, ocupando o 10º lugar no ranking de brasileiros bilionários. 

Representando a área da saúde, temos Jorge Moll Filho (US $11.3 bilhões). Em 1977, ele fundou a Rede D’Or São Luiz, a maior rede integrada de cuidados em saúde do país, que atua em nove estados.

Embora o setor de tecnologia não seja o que mais gera bilionários no Brasil, vale destacar que Eduardo Saverin (US $14.6 bilhões), o segundo maior bilionário brasileiro, 140º no ranking mundial e cofundador do Facebook, atua nessa área. DOURADOS NEWS