Região austríaca impõe confinamento a não vacinados a partir de 2.ª feira

Medida foi tomada em resposta ao alto nível de infecções no estado federal austríaco com a menor percentagem de imunizados

“A situação é dramática”, justificou, esta quinta-feira, Thomas Stelzer, governador do estado, um dos nove que compõem a Áustria e que tem 1,5 milhões de habitantes, ao anunciar medida restritiva.

Com apenas 17% da população total da Áustria, a região corresponde a 22% de todos os novos infectados registados nas últimas 24 horas, refere a Efe, sendo também a região com a menor taxa de população imunizada.PUBLICIDADE

O país notificou 11.975 novos casos por Covid-19, uma nova subida desde o início da pandemia e quase dez vezes mais do que no mês anterior. 

O plano epidemiológico do governo austríaco prevê que, quando chegarem aos 600 internamentos nos Cuidados Intensivos, 30% do total, sejam aplicadas “restrições de deslocação” para quem não foi vacinado ou não teve a doença.

O chanceler federal Alexander Schallenberg alertou hoje que “faltam poucos dias para ter de impor um confinamento aos não vacinados”, medida que, disse, “não é querida nem desejada”.

Desde a última segunda-feira que já é aplicada em todo o país a proibição de acesso a restaurantes, centros de beleza e eventos com mais de 25 pessoas para não vacinados, uma restrição que o chanceler alertou hoje poderá ser aplicada durante todo o inverno. 

A Áustria é, com 65%, um dos países da Europa Ocidental com a menor percentagem de população totalmente imunizada contra o novo coronavírus.