Painel Solar de Elon Musk é 10 vezes mais barato e mais potente que os tradicionais

Incrível painel solar de Elon Musk pode chegar ao mercado de energia solar em breve e pode redefinir o mercado de energia solar global… Entenda o que se sabe até agora sobre os novos painéis do bilionário dono da Tesla.

Durante uma recente entrevista, Elon Musk afirmou que, com as tecnologias certas, há chances de abastecer todos os Estados Unidos com energia solar. Segundo o CEO da Tesla, é necessário utilizar um painel solar e baterias especiais, mas a missão seria muito viável. Musk ainda destaca que simplesmente funciona, visto que temos um reator de fusão gigante no céu.

Os comentários de Elon Musk em relação à energia solar deram origem a uma onda de notícias sobre um novo painel solar a ser lançado pelo bilionário. Mas nenhum projeto envolvendo energia solar foi anunciado oficialmente pelo executivo.

Desde 2016, quando comprou a startup Solarcity por US$ 2,6 bilhões, a Tesla desenvolve o projeto Tesla Solar Roof, para a criação de painéis solares para casas e empresas. Na época, Elon Musk subiu ao palco para apresentar seu painel de energia solar e revelar os planos da companhia para o negócio.

Na ocasião, Elon Musk falou sobre a perspectiva de um painel solar que tenha um visual melhor e seja mais durável que um telhado comum, e que possa ser facilmente personalizado para se adequar às demandas únicas de cada casa. Isso reduzirá os custos para o consumidor.

O painel solar de Elon Musk será mais elegante e durável que os comuns, feitos de vidro temperado e serviriam tanto como telhas quanto células solares. Eles teriam capacidade de suportar o impacto de uma pedra de granizo do tamanho de uma bola de golfe e seriam fáceis de instalar.

Musk divulga poucas informações sobre painéis de energia solar

Contudo, anos após a apresentação, o projeto de energia solar está em segundo plano dentro da Tesla. Apesar dos comentários de Elon Musk durante a entrevista, pouco se sabe sobre os status de desenvolvimento dos painéis, nem sobre os esforços da Tesla no Tema. De fato, as palavras energia solar ou geração de energia não foram mencionadas na teleconferência de resultados do terceiro trimestre de 2023 da empresa.

Oficialmente, a última vez que a empresa de Elon Musk mencionou projetos envolvendo geração de energia foi em seu report para o Dia do Investidor, em março de 2023. O documento, que traz um capítulo chamado de Energia Sustentável para Toda a Terra, oferece alguns vislumbres sobre os planos da empresa, mas sem informações concretas. 

Basicamente, o relatório traz números sobre o consumo de energia global e o impacto ambiental gerado pelo mesmo. Posteriormente, o documento dá sugestões sobre como mudar o cenário, ampliando a produção de energia limpa.

Diferenças da tecnologia do painel solar da Tesla

Os cristais ferroelétricos ganham destaque no painel solar comum porque podem produzir o efeito fotovoltaico sem uma junção PN, ou seja, não é necessário adicionar camadas de células que são dopadas positiva e negativamente

Segundo pesquisadores, essa alteração pode tornar a construção de painéis solares mais simples. Desta forma, a empresa de Elon Musk não precisa gastar investimentos com mão de obra altamente qualificada ou equipamentos sofisticados para apoiar a produção. A estimativa é que este novo painel custe até 10 vezes menos por Watts em comparação aos painéis solares comuns.

Com a nova tecnologia da Tesla, a expectativa é que o custo de produção seja de 22 centavos por Watt. Até então, o custo da produção de painéis de silício era uma preocupação, o que pode ser resolvido com o painel solar da Tesla.

Elon Musk se pronuncia sobre nova tecnologia

Segundo Musk, a nova célula da Tesla é uma mudança de jogo, visto que produz mais energia que outras tecnologias. Para atingir esse aumento na geração de energia solar, os pesquisadores construíram camadas cristalinas com titanato de bário, de estrôncio e de cálcio, que utilizam para separar as cargas negativas das positivas em um único dispositivo solar, empilhando uma sobre as outras.

Os pesquisadores descobriram que a combinação de diferentes materiais em camadas finas pode aumentar significativamente o rendimento de energia solar. Para isso foi utilizado um laser de alta potência para vaporizar cristais, resultando em um material com 200 nanômetros de espessura e 500 camadas.

O painel solar da Tesla de Elon Musk gerou um fluxo de corrente mil vezes maior que o de titânio puro de bário puro com o laser. O avanço das células ferroelétricas é um marco importante para a Tesla e a indústria de energia solar, visto que pode ajudar Elon Musk a fornecer eletricidade a todo o Estados Unidos.