Os Melhores Provedores de Imagens e Dados de Satélite

  1. Como está evoluindo o mercado de imagens comerciais via satélite?

O amplo uso de imagens de satélite está motivando o mercado a crescer a um ritmo acelerado. Os especialistas prevêem um crescimento, ainda maior, das imagens de satélite nos próximos anos. Encontrar imagens de satélite de alta resolução não são mais difíceis de serem obtidas. Sua qualidade está melhorando constantemente, e o custo de aquisição está diminuindo. Alterações climáticas, protecção ambiental, monitorização de desastres, defesa, segurança a diferentes níveis são apenas algumas das muitas áreas, onde as imagens de satélite são utilizadas. O uso de imagens para fins comerciais está aumentando rapidamente. As agências e administrações governamentais se tornaram um ator importante neste mercado. Você não pode simplesmente comprar os dados, porque alguém ou algo tem que processá-los e também armazená-los em algum lugar. Portanto, o desenvolvimento de aplicações de TI, uma infraestrutura segura de nuvem, software profissional, o desenvolvimento de inteligência artificial, o desenvolvimento de grandes dados, todos estes fatores estão influenciando o crescimento deste mercado.

As imagens de satélite fornecem dados sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas da Terra. Esta informação é amplamente utilizada por pesquisadores e cientistas.  Estes dados estão se tornando cada vez mais populares e em demanda entre as empresas que produzem vários tipos de serviços e aplicações de TI. Todos eles precisam de produtos de observação da Terra de alta qualidade, precisos e atualizados. 

  1. Startups e Empresas

2.1. 

A EOS Data Analytics está desenvolvendo uma plataforma para análise de dados geoespaciais. O sistema fornece soluções para tarefas de desenvolvimento de negócios de forma rápida e fácil, contribuindo assim para a preservação do planeta. A EOS DA trabalha em áreas, que vão da agricultura e silvicultura à extração de petróleo e gás. A empresa tem obtido sucesso no setor de mineração, e sua equipe está envolvida em uma ampla gama de pesquisas aplicadas.

Os principais produtos da empresa são EOS LandViewer, EOS Crop Monitoring e EOS Forest Monitoring. A plataforma EOS Crop Monitoring é popular e bem conhecida no mercado entre os agricultores, para monitorar as culturas e todas as mudanças, que ocorrem nos campos. Ele facilita o monitoramento de períodos de queda ou aumento de temperatura, a adição de fertilizantes nos campos ou a entrada dos dados no software, para análise histórica de uma região ou área específica. A plataforma EOS LandViewer fornece imagens de satélite em tempo real e de alta qualidade. É uma grande economia de tempo para quem precisa de tais recursos, e a plataforma pode processar os dados de forma rápida e fácil. A solução de Monitoramento Florestal EOS não é apenas para fins locais, ela monitora as florestas em sua propriedade, mas a plataforma também ajuda a monitorar o corte ilegal de madeira.

2.2. Planet 

A maior constelação de satélites, de uma empresa privada chamada Planet, que está em órbita, é uma constelação de satélites chamada Dove. Eles lançaram recentemente seu 88º satélite para o espaço. A empresa fornece a seus clientes imagens de satélite para monitorar as condições ambientais ou as mudanças, que estão ocorrendo na Terra. A empresa não oferece apenas uma plataforma, ela aluga estes satélites a indivíduos, para seus próprios fins. Os satélites estão equipados com tudo o que você precisa, desde câmeras de alta resolução até o mais recente software. A empresa foi fundada na Califórnia por ex-funcionários da NASA.

2.3.

A história da Capella Space começa em 2016, ano em que foi fundada. Dois anos mais tarde, a empresa envia seu primeiro satélite para a órbita. Mas não foi um lançamento comercial, o que significa que o satélite não forneceu aos clientes nenhuma imagem, e o objetivo do vôo era testar o projeto e o estado técnico do satélite. Capella Space se concentra na prestação de serviços para satélites de radar, para os quais a cobertura de nuvens não é importante e são capazes de tirar fotos durante períodos nublados. A empresa lançou no ano 2020 seu primeiro satélite comercial, a Sequoia, que fornece acesso a imagens de radar na Ásia, no Oriente Médio, na Europa e nas Américas.

2.4. 

A Maxar Technologies consiste em quatro empresas, que na verdade são consolidadas em uma só. Vricon, DigitalGlobe, Radiant Solutions e SSL fazem todos parte da Maxar Technologies, e cada um está envolvido em sua própria área de negócios. A empresa subsidiária da Vricon é responsável pela análise geoespacial utilizando dados de satélite. A DigitalGlobe fornece imagens de satélite de alta resolução. Outra filial, a Radiant Solutions, fornece modelagem de dados e também é responsável pela análise de dados de satélite.  O SSL constrói satélites.