Orkut vai voltar? Site é reativado e fundador promete novidades

site oficial do Orkut foi reativado, nesta quarta-feira (27), com uma mensagem de seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. No texto, ele faz um histórico do lançamento da plataforma que foi lançada há 17 anos e alcançou mais de 300 milhões de usuários, antes de ser desativada em 2014.

A notícia aparece dias depois que Elon Musk conseguiu fechar um acordo para comprar o Twitter, se tornando o único dono da rede social, o que provocou uma série de publicações lamentando o fato e pedindo a volta do Orkut para “salvar” os usuários.

(Fonte: Orkut/Reprodução)(Fonte: Orkut/Reprodução)Fonte:  Orkut/Reprodução 

Em o que parece uma crítica às principais redes sociais do momento, o fundador do Orkut declara que “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas” e que “nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.

O engenheiro ainda critica o comércio de dados pelas plataformas, a manipulação e a criação de sentimentos como medo e ansiedade. “Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras”, escreveu.

“Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, afirma Buyukkokten. O engenheiro destaca que houve um trabalho árduo para desestimular o ódio e a desinformação dentro da comunidade criada em volta do Orkut.

Orkut promete novidades “em breve”

(Fonte: Hello/Reprodução)(Fonte: Hello/Reprodução)Fonte:  Hello/Reprodução 

Por enquanto, não há muitas pistas do que poderá surgir. Ao final do texto, Buyukkokten apenas afirma que revelará novidades “em breve”. Ao mesmo tempo que o Orkut reapareceu, a página oficial do Hello, plataforma criada pelo engenheiro em 2016, foi desativada com a promessa de retorno.

Pelo texto, o fundador do Orkut dá a entender que o novo projeto será uma rede social diferente do que estamos vendo atualmente. “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo”, declara. “Por isso que estou construindo algo novo”.

Quem tiver muita curiosidade e quiser receber as primeiras atualizações sobre a nova plataforma de Buyukkokten pode informar seu e-mail, tanto no site do Orkut, quanto no site do Hello