O risco crescente de uma guerra pela água

Confira esta galeria para saber tudo sobre o risco crescente de guerras por conta da água.

Embora seja um assunto sem muito destaque, a escassez de água é um problema muito real. A ONU e o Banco Mundial prevêem que a seca pode colocar 700 milhões de pessoas em risco de deslocamento até 2030. A escassez de água resulta, em parte, de uma demanda maior que a oferta. E quando se trata de um recurso natural tão vital quanto a água, a escassez pode resultar em conflitos violentos.

A importância da água –

Por ser o recurso natural mais importante para a sobrevivência humana, a água pode facilmente se tornar uma fonte de discórdia. Onde a água é escassa e os humanos são muitos, o conflito está prestes a surgir.

O problema da escassez da água –

O problema da escassez de água parece estar aumentando. De acordo com um artigo da BBC, o uso global da água cresceu mais do que o dobro da população ao longo do século XX.

Números –

Hoje, a escassez de água afeta 40% da população mundial e a ONU e o Banco Mundial prevêem que a seca pode colocar 700 milhões de pessoas em risco de deslocamento até 2030.

Números crescentes –

De acordo com Charles Iceland, diretor global de água do World Resources Institute, as últimas pesquisas mostram que a violência relacionada à água também está aumentando.

Citando Iceland: “O crescimento populacional e o desenvolvimento econômico estão impulsionando o aumento da demanda de água em todo o mundo. Enquanto isso, as mudanças climáticas estão diminuindo o abastecimento de água e/ou tornando as chuvas cada vez mais erráticas em muitos lugares.”

Uma área particularmente vulnerável a conflitos relacionados à água é a bacia mais ampla do Tigre-Eufrates, que compreende a Turquia, Síria, Iraque e ocidente do Irã.

Esta área está perdendo águas subterrâneas a um ritmo assustador e as medidas tomadas por alguns países para garantir seus suprimentos de água são controversas, para dizer o mínimo.

Plano de barragem da Turquia –

Em junho de 2019, a Turquia começou a encher uma represa na origem do Tigre, numa tentativa de garantir seu próprio abastecimento de água. Foi o mais recente desenvolvimento de um plano de longo prazo para construir uma rede de barragens.

OIEAU – Office International de l’Eau –

De acordo com um relatório do Escritório Internacional Francês para a Água (OIEAU), o projeto da Turquia está afetando significativamente o fluxo de água para a Síria, Iraque e Irã.

Impacto no Iraque –

De fato, quando a Turquia começou a encher a barragem em junho de 2019, reduziu pela metade o fluxo de água do rio para o Iraque, que, naturalmente, ficou no meio de uma onda de calor de 50°C.

Consequências físicas –

A qualidade da água começou a se deteriorar e em agosto centenas de iraquianos foram internados com erupções cutâneas, dor abdominal, vômitos, diarreia e até cólera.

Água, Paz e Segurança –

O aumento do risco de conflitos relacionados à água levou a uma parceria financiada pelo governo holandês. A ideia era desenvolver uma tecnologia para prever os rumos que a falta de água pode atingir. O projeto se chama Água, Paz e Segurança (WPS – Water, Peace and Security) .

Tecnologia profetizadora –

A ferramenta criada se chama Global Early Warning (Alerta Antecipado Global). Ela usa inteligência artificial para prever conflitos antes que eles surjam. Atualmente, a ferramenta alerta para aproximadamente 2.000 áreas potenciais de conflito com uma taxa de precisão de 86%.

É complicado –

Além de nos permitir prever quando surgirão conflitos, a ferramenta Global Early Warning também mostra que a relação entre escassez de água e conflitos não é simples.

Combinação de fatores –

Parece que uma área pode ser fortemente afetada pela seca, mas apenas a existência de uma combinação complexa de fatores determinará se o conflito realmente surgirá.

Prevenção –

Já que a tecnologia pode ser aproveitada para prever conflitos futuros, você pode pensar que ela também poderia ser usada para evitar que esses mesmos conflitos surjam.