O que é “carga mental”? Será que você está carregando muito disso?

O que é “carga mental”? Será que você está carregando muito disso? 

Já sentiu que toda a sua agenda doméstica desmoronaria se você não estivesse mantendo as coisas juntas? Já sofreu noites sem dormir, tentando descobrir como levar um dos seus filhos a uma festa de aniversário ao mesmo tempo que o outro filho tem treino de futebol, enquanto seu parceiro está cochilando feliz? Bem, você não está sozinha.

Esse tipo de ginástica cognitiva é conhecida como a “carga mental” e pode ser tão exaustiva quanto tarefas domésticas físicas. Invisível e muitas vezes não apreciado, é o tipo de trabalho que significa ter que memorizar silenciosamente os horários escolares e sociais e manter-se atualizada sobre o que tem na geladeira e quais amigos da escola estão vindo para o trabalho em grupo. A carga mental recai desproporcionalmente sobre as mulheres e pode ser uma das principais causas de estresse nas relações. E se sair do controle, pode até levar ao burnout.

Soa familiar? Confira esta galeria para saber como dividir a carga mental de forma mais igualitária.

Você está sobrecarregada? –

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do termo antes, a carga mental é algo que você certamente já experimentou. Um tipo de trabalho invisível, mas exaustivo, que tende a cair diretamente nos ombros das mulheres. É o “trabalho da preocupação” de correr mentalmente através de listas de verificação intermináveis relacionadas à família, ou seja, viagens escolares, fantasias para o carnaval, aniversários de amigos, alergias alimentares dos convidados da festa… A lista é interminável e muitas vezes não apreciada.

Trabalho invisível –

Este tipo de trabalho mental invisível pode ser extra-cansativo porque ninguém sabe que você está fazendo isso. Você pode estar tentando se concentrar numa reunião de trabalho e ao mesmo tempo se preocupando em como fazer um par de asas de anjo para seu filho.

Dado como certo? –

Esse trabalho mental passa despercebido e desvalorizado por parceiros e outros membros da família. Muitas vezes é dado como certo que alguém é responsável por manter a vida familiar funcionando sem problemas e que sempre há lençóis limpos prontos quando os hóspedes chegam.

Divisão injusta do trabalho mental –

Mesmo em famílias onde tarefas físicas (como tarefas domésticas e levar as crianças para a escola, por exemplo) são divididas de forma bastante igual, as tarefas de “trabalho cognitivo” tendem a ser desproporcionalmente assumidas pelas mulheres.

Você está carregando tudo? –

Se você perceber que é a única responsável por garantir que as crianças tenham o kit esportivo certo para o dia certo, que eles tenham um lanche embalado para a escola e que um amigo odeia ketchup enquanto outro é intolerante à lactose, você está carregando a carga mental.