Navio que está isolado no Japão já tem 174 casos de coronavírus

Navio Diamond Princess está atracado em Yokohama, no Japão, com infectados pelo novo coronavírus em quarentena — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Navio Diamond Princess está atracado em Yokohama, no Japão, com infectados pelo novo coronavírus em quarentena — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Mais 39 passageiros que estão a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess foram diagnosticados com Covid-19. A embarcação está atracada em um porto no Japão desde a identificação de passageiros contaminados pelo coronavírus.

O ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato, disse nesta quarta-feira (12) que um membro da equipe de quarentena também acabou infectado pelo vírus.

Agora, o total de infectados é de 174, entre os cerca de 3.700 passageiros e tripulantes que estão na embarcação que chegou em 3 de fevereiro ao porto de Yokohama, ao sudoeste de Tóquio.

Confira a situação até as 7h40 desta quarta-feira (12):

  • 1.114 mortes na China (incluindo uma no território semiautônomo de Hong Kong)
  • 1 morte nas Filipinas
  • 44.730 casos confirmados na China
  • 397 casos confirmados em outros 24 países
  • Mais de 4.740 recuperações da doença

Quarentena

O Diamond Princess está em quarentena desde que chegou à costa japonesa, após o vírus ser detectado em um passageiro que desceu do navio no mês passado em Hong Kong, informou a agência France Presse.

Quando o barco chegou ao Japão, as autoridades examinaram inicialmente cerca de 300 das 3.711 pessoas a bordo, levando em seguida para hospitais da região aquelas portadoras do vírus.

Nos últimos dias, os exames passaram a ser realizados naqueles com novos sintomas ou que tiveram contato próximo com outros passageiros ou tripulantes infectados.

Os que permanecem no navio foram orientados a ficar dentro de suas cabines, com permissão apenas para circular brevemente nas áreas abertas, utilizando máscaras de proteção e mantendo distância de outras pessoas.

Além disso, passageiros e tripulantes receberam termômetros para monitorar a temperatura do corpo.

A previsão é que a embarcação siga em quarentena até o dia 19 de fevereiro, 14 dias após o início do período de isolamento.