Mulher mais rica do mundo sofreu por não ser bonita e chique igual à mãe

Françoise Bettencourt Meyers foi criticada pela recusa em seguir o padrão estético esperado por ser dona de um império de cosméticos.

Liliane Bettencourt com a filha Françoise: a matriarca não poupou a única filha de críticas por sua aparência
Foto: Pascal Le Segretain/WireImage/Getty Images

Dentro do universo feminino, muito se fala a respeito de sororidade, mas há pouco debate sobre outra questão relevante: a rivalidade entre mãe e filha. 

Parece ainda ser tabu comentar a relação conflituosa entre duas mulheres que deveriam ser melhores amigas e acabam concorrentes.

Um exemplo disso envolve a empresária mais rica do mundo, a francesa Françoise Bettencourt Meyers, sócia majoritária da companhia de cosméticos L’Oréal. 

Ela sofreu por não ter a mesma beleza, elegância e sofisticação da mãe, Liliane, de quem herdou patrimônio avaliado hoje em R$ 520 bilhões.

As comparações – sempre cruéis – começaram quando se tornou uma jovem desinteressada por maquiagem, moda e festas. 

Enquanto a mãe se produzia como uma estrela de cinema e frequentava a alta sociedade de Paris, Françoise se vestia com simplicidade, não gostava de cortar o cabelo e preferia ficar em casa lendo e tocando piano a ir em eventos da elite. 

Liliane chegou a reclamar da filha publicamente algumas vezes. “Ela foi uma criança fria”, disse a um jornal francês. “É pesada e lenta”, reclamou, segundo a revista ‘Vanity Fair’. 

Quando Françoise entrou na Justiça para tentar impedir que a mãe continuasse a fazer doações milionárias a amigos e funcionários, a matriarca reagiu com fúria e desprezo. 

“Eu a criei, e agora ela é o oposto de mim”, declarou. “Ela queria ser igual a mim. Mas agora, ela é exatamente o meu oposto.” 

Intelectualizada, Françoise negou sentir inveja. “Minha mãe sempre foi linda, sim, mas nunca senti a menor rivalidade”, afirmou.

Apesar de morar a poucos metros de distância, as duas ficaram anos sem se ver e falar. Aproximaram-se apenas quando um juiz declarou Liliane incapaz de administrar seus bens após diagnóstico de Alzheimer. 

A grande dama da L’Oréal morreu em setembro de 2017, um mês antes de completar 95 anos. Françoise recebeu a herança e não mudou nada no estilo de vida e na rotina. 

Continua a morar no mesmo apartamento, mantém os cabelos longos frisados, veste as roupas de sempre, não usa joias, sai de casa apenas para reuniões de trabalho e eventos beneficentes. 

A última entrevista foi há 9 anos. Ela é o que a mãe nunca quis ser: discreta, desapegada e monossilábica. Aos 70 anos, Françoise continua a rejeitar fama, status, ostentação e bajuladores. 

Hábil em descrever a futilidade do mundo dos ricos, o escritor Honoré de Balzac fez uma reflexão que cabe como luvas na mulher mais rica do planeta. “Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.” terra