Migrantes morrem de sede ao tentar atravessar o deserto do Chade

Os corpos de 27 migrantes, sendo quatro crianças, que morreram de sede ao tentar atravessar o deserto do Chade, foram encontrados pela Organização Internacional para as Migrações (IOM), informou a entidade nesta terça-feira, 13.

De acordo coma agência de notícias Associated Press, eles saíram em uma caminhonete há quase um ano e meio de Moussoro. Acredita-se que o caminhão que eles estavam quebrou e eles se perderam no caminho, disse a IOM. “Estamos profundamente tristes com esta tragédia mais recente e estendemos nossas sinceras condolências às famílias dos migrantes”, disse Anne Kathrin Schaefer, chefe da missão da organização no Chade. “Precisamos de uma ação coletiva mais forte para evitar mais mortes”.

De acordo com a IOM, mais de 5.600 pessoas morreram ou desapareceram dese 2014 tentando cruzar o deserto do Saara, porém, as autoridades acreditam que os números possam ser maiores visto que muitos casos não são registrados. Só em 2022 foram registradas 149 fatalidades. Por muitos anos o Chade foi uma rota de trânsito para pessoas que tentavam chegar à Líbia e outros países do norte da África, contudo, desde 2016, com a pressão dos países da União Europeia, aumento o número de migração ilegal.