Médicos encontram pedaço de cimento no coração de paciente de 56 anos que sofreu cirurgia para reparar fratura

Caso foi publicado na “The New England Journal of Medicine”, mas ainda não é estudo científico revisado por pares. Paciente tinha feito uma cifoplastia, procedimento para reposicionar o osso após uma fratura, que utiliza cimento ósseo.

Um homem de 56 anos compareceu ao pronto-socorro com dor no peito e falta de ar. Os sintomas, que já duravam dois dias, levaram a uma investigação médica: a radiografia e a tomografia computadorizada do tórax mostraram um corpo estranho dentro do tecido do coração.

Uma semana antes, o paciente havia passado por uma cifoplastia: procedimento feito para reposicionar o osso após uma fratura, comumente aplicado por especialistas em casos de osteoporose, e que utiliza cimento ósseo.

“O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito”, escreveram os especialistas no relato, que foi publicado na revista científica “The New England Journal of Medicine”. O caso ainda não foi publicado como estudo científico, nem avaliado por outros pares especialistas.

Durante a cirurgia, os médicos encontraram um pedaço de cimento — o que é usado geralmente para os procedimentos de cifoplastia —, que media 10 cm de comprimento de 0,2 de diâmetro. O material já estava causando uma embolia (impossibilitando a passagem da corrente sanguínea).

“A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado”.

Por g1