Índia bate novo recorde de casos de Covid-19 em 24 horas

País asiático registra 234.692 novas infecções e 1.341 mortes em apenas 24 horas.

Índia registrou 234.692 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e estabeleceu um novo recorde diário, de acordo com dados divulgados pelo ministério da Saúde do país neste sábado (17). O país asiático também registrou mais 1.341 mortes em apenas um dia e chegou a 175.649 óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O recorde anterior de infecções casos havia sido registrado na sexta-feira (15), com pouco mais de 217 mil novas infecções. Na quinta (15), o país asiático superou pela primeira vez a marca de 200 mil novas infecções.

Foi o oitavo recorde diário de casos nos últimos nove dias. A Índia sofre uma grande segunda onda e agora fica perto de 14,5 milhões de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que já registraram mais de 32 milhões casos de Covid-19. Na última segunda-feira (12), o país passou o Brasil em casos confirmados.

A Índia vive período de festivais religiosos, com desrespeito às medidas para combater a pandemia mesmo com hospitais lotados.

VÍDEO: Devotos participam do ritual de banho durante pandemia na Índia

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.452.0_pt_br.html#goog_448868034–:–/–:–

VÍDEO: Devotos participam do ritual de banho durante pandemia na Índia

Naga Sadhus, ou homens sagrados hindus, mergulham no rio Ganges em 12 de abril de 2021 durante festival religioso em Haridwar, na Índia,  em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) — Foto: Anushree Fadnavis/Reuters

Naga Sadhus, ou homens sagrados hindus, mergulham no rio Ganges em 12 de abril de 2021 durante festival religioso em Haridwar, na Índia, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) — Foto: Anushree Fadnavis/Reuters

O recorde absoluto de casos em 24 horas ainda é dos Estados Unidos, que teve mais de 300 mil registrados em 2 de janeiro. O recorde de infectados do Brasil é de 97,5 mil novos casos em 24 horas, que foram registrados em 25 de março.

Medidas de restrição

Em meio à escalada de casos, a capital Nova Délhi impôs um toque de recolher neste fim de semana. Shopping, academias, restaurantes e alguns mercados fecharão e apenas serviços essenciais poderão funcionar.

Mumbai, capital financeira do país, já tem adotado diversas medidas de restrição. A cidade fica no maior estado do país, Maharashtra, que é o epicentro da segunda onda e até iniciou um lockdown na quinta-feira (15) para conter a disseminação do vírus.

No final de janeiro e começo de fevereiro, a Índia estava registrando menos de 10 mil infectados por dia. O governo indiano culpa o desrespeito ao distanciamento social e o não uso de máscaras como causas para o surto. Médicos e especialistas apontam também a complacência do governo e novas variantes do coronavírus pela escalada de casos.

Vacinação contra Covid

O recorde de casos e mortes ocorre em meio à aceleração da vacinação no país. A Índia é o maior produtor mundial de vacinas e iniciou em janeiro sua campanha de imunização, que demorou a engrenar.

O país passou a restringir a exportação de vacinas contra a Covid-19 para aumentar a sua velocidade de vacinação, o que tem mostrado resultado.

A Índia é o terceiro país que mais aplicou doses até o momento (117 milhões), atrás apenas de EUA (198 milhões) e China (183 milhões), segundo o Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford. G1