Holanda decreta lockdown durante Natal e Ano Novo para conter variante ômicron

Lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus e teatros devem fechar as portas de 19 de dezembro de 2021 a 14 de janeiro de 2022. Escolas devem ficar fechadas até pelo menos 9 de janeiro. Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro holandês neste sábado.

Por RFI e g1

Holanda terá novo lockdown a partir de domingo (19) e durante as festas de Natal e Ano Novo. A medida tenta impedir a evolução da quinta onda da Covid-19 e a forte progressão da variante ômicron, segundo o anúncio do primeiro-ministro holandês Mark Rutte neste sábado (18).

“Estou aqui esta noite com um humor sombrio. Para resumir em uma frase, a Holanda vai voltar ao lockdown a partir de amanhã”, disse o chefe do governo holandês, Mark Rutte, durante uma entrevista coletiva televisionada.

“Isso é inevitável com a quinta onda e com a ômicron se espalhando ainda mais rápido do que temíamos. Devemos intervir agora por precaução”, continuou o primeiro-ministro holandês.

Todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus e teatros não essenciais devem, portanto, fechar as portas de domingo a 14 de janeiro, enquanto as escolas devem manter suas portas fechadas até pelo menos 9 de janeiro, disse Rutte.

Ao mesmo tempo, o número de convidados que as pessoas podem receber em suas casas é reduzido de quatro para dois, exceto no dia de Natal, 25 de dezembro.

O chefe de gestão da epidemia do governo holandês, Jaap van Dissel, disse durante a mesma coletiva de imprensa que a ômicron ultrapassará a variante Delta para se tornar dominante na Holanda até ao fim do ano.