Grandes cidades à beira de um desastre natural, inclusive uma brasileira

Conheça os centros urbanos mais vulneráveis a tufões, tsunamis, incêndios florestais e terremotos.

O clima desempenha um papel importante, mas outros fenômenos naturais que o homem não pode controlar e fatores relacionados às infraestruturas urbanas também podem deixar certas cidades, inclusive as mais desenvolvidas do mundo, mais propícias a desastres naturais.

É isso mesmo, existem supercidades que são mais vulneráveis a tufões, tsunamis, enxurradas, inundações, incêndios florestais e terremotos. Na galeria, conheça os lugares onde a Mãe Natureza pode atacar a qualquer momento, causando estragos incalculáveis em cidades gigantes de todo o planeta.

Los Angeles, Califórnia – Essa até pode ser a “Cidade dos Anjos”, mas LA também é alvo de alto risco de desastres naturais. A capital da Califórnia fica na falha de San Andreas, o que significa que os terremotos são bastante comuns.

Los Angeles, Califórnia –

Sua população estimada em mais de 14 milhões de pessoas vive sob a tensão de tais tremores de terra, bem como incêndios florestais letais, que têm sido associados às alterações climáticas.

Xangai, China – A cidade mais populosa da China está situada no delta do rio Yangtze, deixando-a vulnerável a graves inundações, tempestades e tufões.

Nova York-Newark, Nova York – A cidade de Nova York pode ser uma das mais ricas e respeitadas do mundo, mas a sua região metropolitana foi historicamente devastada por desastres naturais.

Tóquio, Japão – A metrópole futurista ainda está em risco de monções, inundações de rios e terremotos. Estima-se que 80% da população esteja exposta a sérios perigos.

Buenos Aires, Argentina – Com uma população perto das 14 milhões de pessoas, Buenos Aires pode sofrer com superaquecimento perigoso e inundações devido a chuvas fortes.

São Paulo, Brasil – São Paulo é vítima de enxurradas de tempos em tempos, com cerca de 20 milhões de pessoas na zona de perigo potencial.

© Reuters