França muda regra para status vacinal; sem a terceira dose serão considerados “não vacinados”

O governo francês mudou os critérios para considerar um cidadão completamente vacinado contra a covid-19. A partir deste sábado (15.jan.2022), os franceses e residentes que estão com duas doses há pelo menos 7 meses e não foram atrás da dose de reforço perderão o status de vacinado.

A Assembleia Nacional aprovou o projeto nesta madrugada. Foram 185 votos a favor e 69 contra a atualização na Casa Baixa do Parlamento Francês.

Com o avanço da pandemia e o surgimento de novas variantes do coronavírus –como a ômicron– tornou-se necessário a aplicação de uma dose extra das vacinas. Os fabricantes inicialmente recomedaram duas doses para conferir a máxima proteção contra o vírus. Em alguns casos, como o da vacina da Janssen, o indicado foi uma dose única.

A França passou a aplicar a 3ª dose em 1ª de setembro de 2021. Atualmente, todos os adultos que receberam as duas primeiras doses há pelo menos 3 meses estão aptos a receber o reforço. Paris está dando um prazo de mais 4 meses para que a população complete o ciclo vacinal.

Pouco mais de 75% dos franceses se vacinaram com as duas doses, enquanto 41,6% receberam a 3ª dose. Os dados são da plataforma Our World in Data. Segundo o Ministério da Saúde local, cerca de 560 mil pessoas podem ser afetadas pela nova diretriz e perderem o status de completamente vacinados.

A França hoje cobra o passaporte vacinal em locais fechados. Com a mudança dos critérios, mais de meio milhão de moradores do país europeu podem ser barrados de bares e cinemas, por exemplo. TERRA