Festa eleva casos de Covid-19 na Austrália a valores recorde

Apesar do aumento de infecções, o primeiro-ministro diz que o país está numa nova fase da pandemia, rejeitando a possibilidade de um novo confinamento.

Até agora, foram identificados pelo menos 97 casos de infecção depois da festa, alguns dos quais associados à nova variante Ômicron. As mais de 600 pessoas que estiveram no local devem se isolar e testar, alertam as autoridades.

A nova estripe tem estado a propagar-se rapidamente nos espaços de diversão noturna, à medida que o distanciamento social vai diminuindo com o aumento das taxas de vacinação.

Apesar do aumento de infecções, o primeiro-ministro Scott Morrison diz que o país está numa nova fase da pandemia, rejeitando a possibilidade de um novo confinamento. O responsável considera que as infecções já não são a métrica, mas sim o seu impacto nos serviços de saúde, nas hospitalizações e nos casos de doença grave.

Hoje, foi registrado um número recorde de 3.820 casos, valor superior aos 3.400 do dia anterior. As autoridades salientam que o número de infecções diárias pode chegar aos 25 mil até ao final de janeiro.

Desde o início da pandemia, o país soma 243 mil casos e 2.134 mortes associadas à Covid-19.