EUA investigam ‘mergulho misterioso’ que quase derrubou avião da United

Autoridades de segurança aérea dos Estados Unidos vão investigar por que um Boeing 777 perdeu altitude inesperadamente e quase mergulhou no Oceano Pacífico em 18 de dezembro do ano passado.

O incidente ocorreu com o voo 1722 da United Airlines logo após a decolagem em Maui, no Havaí.

A aeronave estava ganhando altitude quando de repente despencou 1.400 pés (425m), segundo os relatórios, e se estabilizou a apenas 775 pés (cerca de 236m) de altitude.

O avião pousou em segurança em São Francisco, na Califórnia, 27 ​​minutos antes do horário previsto.

O incidente se soma a uma série de “quase acidentes” envolvendo aviões recentemente.

O voo da United corria normalmente até 71 segundos após a decolagem do aeroporto de Kahului, quando subitamente perdeu altitude, de acordo com o site de aviação Flightradar24.

O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), que investiga acidentes aéreos nos Estados Unidos, vai entregar um relatório sobre o incidente dentro de três semanas.

Gritos a bordo

“Houve muitos gritos no avião. Todo mundo sabia que algo estava fora do comum, ou pelo menos que aquilo não era normal”, afirmou o passageiro Rod Williams à rede americana CNN.

Ele disse que era “preocupante” pensar que eles provavelmente estavam a cerca de cinco segundos de cair na água.

Os pilotos do voo apresentaram um relatório interno de segurança após o pouso, segundo informou um representante da United Airlines à BBC News.

Eles possuem uma experiência combinada de 25 mil horas de voo.

Uma investigação da companhia aérea resultou em treinamento adicional para os pilotos, que a United disse estar em andamento.

“A segurança continua sendo nossa prioridade máxima”, declarou um funcionário da empresa em comunicado.

A Autoridade Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) também recebeu um relatório do incidente, conforme informou o órgão, e “tomou as medidas apropriadas”. Mas não forneceu detalhes.

O incidente está entre uma série de eventos potencialmente perigosos registrados recentemente por companhias aéreas dos EUA, incluindo dois quase acidentes em Nova York e no Texas neste ano.

O NTSB já está investigando os dois sustos ocorridos no último mês.

Em 4 de fevereiro, um avião de carga da FedEx abortou o pouso para evitar uma possível colisão com uma aeronave da Southwest Airlines no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no Texas.

No aeroporto John F Kennedy, em Nova York, um avião da Delta parou na pista durante a decolagem, em janeiro, para evitar colidir com uma aeronave da American Airlines.

BBC