Dark web: as profundezas sombrias da internet

Hoje em dia, a gente usa a internet e nem pensa muito sobre isso. Virou algo do cotidiano. E por esse motivo, às vezes, é fácil achar que sabemos o tamanho certo da internet. Em 1995, muita gente achava que a internet era apenas uma moda passageira, mas ela, sem dúvida, se tornou a peça de infraestrutura mais importante do mundo. Existe de tudo na internet, desde arte e entretenimento, até registros pessoais e médicos, sem mencionar a grande maioria da comunicação entre pessoas ao redor do mundo. No entanto, o que pouca gente se pergunta é o que está por baixo dela. 

Abaixo da superfície rasa, com a qual interagimos diariamente, está um enorme oceano de fóruns de discussão, informações e mercados que ninguém tropeça por acidente. Essas partes da internet têm seus propósitos, mas também são o lar de alguns dos acontecimentos mais sinistros do nosso mundo – e de crimes.

Clique na galeria para saber mais sobre a dark web e quais segredos estão escondidos abaixo da superfície do nosso mundo digital.

Camadas da internet –

A internet é muito maior do que a gente pensa. Existem entre três a sete camadas da internet, dependendo da fonte de pesquisa usada. Entre elas está a surface web (web de superfície – a que estamos acostumados a usar todo dia), a deep web e a dark web.

Surface web –

O nível da internet que a maioria das pessoas usa e está mais familiarizada é conhecido como surface web. A surface web inclui todos os sites que são indexados, que podem ser encontrados usando um mecanismo de busca como o Google e que são acessíveis a qualquer pessoa.

O que é deep web? –

A deep web é o segundo nível principal da internet e, apesar de seu nome sinistro, consiste principalmente de páginas web protegidas por senha, paywalled (sites pagos) ou páginas que fazem parte de redes privadas.

O que é deep web? –

Isso significa que a deep web cobre tudo, desde links de streaming no Netflix, back offices virtuais corporativos, serviços em nuvem e Google drives, ou a rede de informações internas de um hospital, por exemplo.

Qual o tamanho da deep web? –

Como a internet se tornou parte integrante da vida cotidiana e inúmeros serviços pagos e métodos de armazenamento se moveram online, a deep web cresceu exponencialmente e agora representa mais de 90% da internet.

Quanta informação existe na deep web? –

Desde 2020, estima-se que a internet como um todo contenha cerca de 40 zettabytes de dados. Cada zettabyte consiste em um trilhão de gigabytes para se ter uma ideia. Assim, se 90% dos dados na internet são usados na deep web, a deep web teria 36 zettabytes ou 36 trilhões de gigabytes. Certamente, esse número só deve crescer.

O que é dark web? –

Abaixo da Netflix, do e-mail e de todo o resto, nos cantos mais profundos da internet, está a dark net. Embora tecnicamente ainda seja uma parte da deep web, a dark net tem se mantido escondida, intencionalmente, de olhos curiosos e só pode ser acessada com as ferramentas certas.

O que é dark web? –

Apesar de alguns afirmarem que a dark web é um espaço seguro para os indivíduos praticarem seu direito à privacidade longe dos olhos do governo, ela é vista principalmente como um descanso sombrio para o submundo criminoso online.

As limitações dos mecanismos de busca –

A dark web não pode ser acessada usando um navegador normal da Web e, por isso, os dark websites não aparecem em mecanismos de busca regulares. Nenhum site na dark web é indexado ou contém links para quaisquer sites indexados. Mecanismos de busca, como o Google, construíram seus bancos de dados principalmente seguindo um link a outro, por tanto, as pesquisas por dark websites irão desenhar um espaço em branco.

Como acessar –

Além disso, todos os sites na dark web terminam com o sufixo de domínio “.onion”, em vez de “.com” ou algo semelhante. Isso significa que eles só podem ser acessados através de um navegador especial conhecido como Tor Browser, que envia solicitações do usuário através de inúmeros servidores proxy, adicionando camadas sobre camadas de anonimato, formando uma “cebola” (onion) anônima antes de chegar ao site desejado.

O Navegador Tor foi um projeto do governo –

Considerando seus muitos usos nefastos, pode ser uma surpresa que o “onion routing” (o processo fundamental por trás do Navegador Tor) tenha sido desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos na década de 1990. O grupo Tor Project, que executa e mantém o navegador, ainda recebe financiamento ocasional do governo.

A dark web é um lugar perigoso –

Embora o direito à privacidade seja o princípio central dos criadores bem-intencionados do Tor, ele é rotineiramente explorado por criminosos, comerciantes ilegais e fraudadores de todos os tipos.

Um paraíso para golpistas –

Os golpistas aproveitaram ao máximo a confusão que vem com a navegação na dark net. Quem quer fazer uma transação num dos vários mercados anônimos da dark web não possui nenhuma maneira de verificar quem está do outro lado. Por isso, muitos usuários simplesmente pegam o dinheiro e fogem.

P e d o f i l i a desenfreada e tráfico s e x u a l –

Uma das atividades mais sombrias que ocorre na dark web é a indústria desenfreada e desinibida de tráfico  s e x u a l  e de  p o r n o g r a f i a   i n f a n t i l. Os fornecedores desse tipo de coisa abusam do anonimato concedido pelo Navegador Tor. Mesmo com agências em todo o mundo, como o FBI, por exemplo, trabalhando para localizar e fechar esses mercados desprezíveis, estima-se que, apenas nos Estados Unidos, 50.000 pessoas usam o Navegador Tor e a dark net para atividades relacionadas à  p e d o f i l i a  e ao tráfico  s e x u a l.

Más influências –

O anonimato do Tor Browser também faz da dark web uma área de recrutamento primordial para grupos extremistas em todo o mundo. Quantidades abundantes de propaganda de organizações  t e r r o r i s t a s  escondidas sob a superfície da web foram encontradas em deep websites e fóruns de discussão.

Cheia de vírus –

As URLs de página da Web usadas para acessar sites da dark net, geralmente, parecem linhas de código longas e incompreensíveis, o que torna difícil saber se o link em que você está prestes a clicar é seguro ou não. Muitas vezes, os links não levam os usuários a lugar nenhum, exceto para as armadilhas de malware e vírus ransomware.