Costa Rica confirma variante mais letal do coronavírus

Cepa é mais transmissível e perigosa, conforme autoridades da saúde; veja lista de variantes por municípios

Costa Rica confirmou, nesta segunda-feira (24), pelo menos dois casos da variante P1 da covid-19. A cepa é considerada mais transmissível e com maiores chances de agravamento dos casos.

A confirmação foi realizada por estudo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgada por meio de boletim.

Conforme divulgado, a variante surgiu em Manaus, variante descendente da linhagem B.1.1.28.

“Variante de preocupação, indicada por algumas pesquisas como altamente transmissível e maior potencial de gravidade”, aponta a SES.

Ao site local, MS Todo Dia, a enfermeira responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar de Costa Rica, Helizandra Garcia Barcelos Cardoso, destaca que os cuidados contra a doença ainda são os mesmos.

“Porém hoje o que muda são as variantes da doença. As variantes P1 e P2 são mais agressivas, e os pacientes se agravam mais rápidos”, esclarece.

Na Fundação, ela comenta que já é perceptível o agravamento causado pelas novas variantes.

“Já temos um tempo que percebemos que a evolução clínica dos nossos pacientes estava mais agressiva, porém essa pesquisa só confirmou nossas suspeitas”, disse.

Por isso, segundo as autoridades de saúde, é preciso seguir as medidas de biossegurança, como, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, usar máscaras ao sair de casa, evitar aglomerações.