Coronavírus: nas últimas 24 horas, Itália teve uma morte a cada três minutos e meio

O número de mortes aumentou para 3.405, mais do que na China, onde o vírus se originou.

A cada três minutos e meio, aproximadamente, uma pessoa morreu na Itália devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas.

O coronavírus já matou mais pessoas na Itália do que em qualquer outro país. Houve 427 mortes em um dia.

O número total de mortes pelo vírus no país agora é de 3.405, mais do que na China, onde o vírus se originou no ano passado.

Houve 3.245 mortes relatadas no país asiático, mas há dúvidas sobre a confiabilidade dos dados.

Um bloqueio imposto em 12 de março na Itália foi estendido para além da data final prevista de 25 de março. Quase todos os italianos foram instruídos a ficar em casa.

Apesar dessas medidas, o número de novos casos e mortes continua a crescer.

A China confirmou que não teve novos casos domésticos na quarta-feira (18/03) pela primeira vez desde o início do surto, um marco importante.

Mas relatou 34 novos casos entre pessoas que haviam retornado recentemente à China. O número total de casos no país – mais de 81.000 – ainda é muito superior ao da Itália, que possui 41.035.

Um bloqueio imposto em 12 de março na Itália foi prorrogado

Um bloqueio imposto em 12 de março na Itália foi prorrogado

Getty Images

O que está acontecendo na Itália?

A Itália fechou a maioria das empresas e proibiu reuniões públicas em todo o país em 12 de março, enquanto tentava impedir a propagação do vírus.

Bares, restaurantes e a maioria das lojas fecharam, assim como escolas e universidades.

O bloqueio foi prorrogado e o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, disse que a medida ajudou a evitar “o colapso do sistema”.

Mas ele disse ao jornal Corriere della Sera que “não poderemos voltar imediatamente à vida como antes”, mesmo quando as medidas foram encerradas.

Um relatório do Istituto Superiore di Sanita sobre as mortes na Itália de 2.003 pessoas confirmadas como positivas para o coronavírus descobriu que três regiões, todas no norte, foram de longe as mais atingidas.

Alguns estudos apontam para o grande número de idosos nas regiões afetadas, e que uma grande proporção de pessoas de 18 a 34 anos vive em casa com eles.

Diferentes demografias em outros países podem ter ajudado a manter o número de mortos mais baixo.

BBC Brasil – Todos os direitos reservados – É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC