Coronavírus impacta fertilizantes fosfatados na China

Coronavírus impacta fertilizantes fosfatados na China

Os fabricantes devem procurar oportunidades para obter novo crescimento em meio às dificuldades

Um artigo publicado, originalmente pelo Rabobank, destaca que o surto de coronavírus (ou Covid-19) vem afetando severamente a produção de fosfato na China. A publicação sugere que os preços dos fertilizantes fosfatados devem aumentar devido à escassez de produtos e a custos de produção mais altos. No entanto, a demanda é incerta e as pressões do mercado de exportação permanecem altas, o que coloca a indústria de fertilizantes fosfatados da China sob maior pressão em 2020. Os fabricantes devem procurar oportunidades para obter novo crescimento em meio às dificuldades.

O mercado chinês de fertilizantes está estagnado. A escassez de mão-de-obra e as restrições logísticas tornaram-se as principais preocupações dos fabricantes. Muitos produtores tiveram que cortar ou interromper a produção, especialmente pequenas e médias empresas. Para garantir a progressão normal da produção o governo local emitiu um aviso de emergência para garantir o transporte e a circulação de produtos agrícolas. 

Em Hubei situação crítica

Com exceção da província de Hubei, onde surgiu o vírus, o mercado doméstico de fertilizantes se recuperou um pouco.Para Hubei a retomada da produção pode demorar. No momento, o transporte rodoviário permanece restrito. 

A província sempre foi a maior fabricante de fertilizantes fosfatados da China, respondendo por cerca de 30?capacidade do país. A epidemia dificulta a retomada do trabalho das empresas de fertilizantes fosfatados e a taxa de utilização caiu cerca de 30?0%, causando um declínio na produção. Por outro lado, os controles de tráfego isolaram a maioria das regiões de Hubei, dificultando o transporte de produtos. É provável que os preços aumentem como resultado do aumento dos custos de produção e da escassez de suprimentos.

Muitas incertezas do lado da demanda

Se o surto for controlado e as restrições de transporte forem retiradas em março (época alta para a aplicação de fertilizantes fosfatados em muitas culturas), a demanda aumentará para aproveitar ao máximo a curta temporada agrícola e aumentar os preços dos fertilizantes fosfatados.

Isso pode ser uma boa notícia para os mas é importante estar ciente de que o impacto do surto nos mercados de consumo pode continuar, potencialmente reduzindo os preços dos produtos agrícolas e afetando a intenção dos agricultores de investir em fertilizantes devido à falta de capital.

Enquanto o mercado interno é incerto, o mercado de exportação não é otimista. Em 2019, os volumes de exportação caíram 24,9%, para 6,47 milhões de toneladas. Isso ocorreu principalmente porque novas plantas no Oriente Médio foram colocadas em produção, o que levou à queda dos preços globais de fertilizantes fosfatados e enfraqueceu a competitividade dos produtos chineses nos mercados estrangeiros. Além disso, Índia e Paquistão, os principais importadores de fertilizantes chineses com fosfato, continuam reduzindo as importações, devido aos seus altos estoques. 

Riscos e oportunidades juntos

A segurança alimentar é crítica, dadas as pressões do crescimento da população global e do crescimento econômico nos países em desenvolvimento, e esses fatores promoverão um crescimento moderado do mercado de fertilizantes fosfatados. A longo prazo, o Sul da Ásia, a América Central e do Sul e a África serão os principais mercados em crescimento. Pode haver uma lacuna na oferta de fosfato em 2020, devido a perda de capacidade na China e nos EUA, o que poderia ser o início de um novo ciclo. 

Da mesma forma, o surto de coronavírus atuará como outro catalisador das reformas do lado da oferta, acelerando a saída das pequenas empresas na China e deixando espaço para o desenvolvimento de grandes empresas. Vale a pena pensar em como melhorar fundamentalmente a indústria de fertilizantes fosfatados e alcançar um desenvolvimento a longo prazo. O Rabobank acredita que os três aspectos a seguir serão oportunidades para os fabricantes chineses:

1. Otimização do portfólio de produtos – A maioria dos players chineses de fertilizantes fosfatados ainda se concentra na produção de DAP e MAP com pouco valor agregado. É hora de desenvolver fertilizantes especiais com recursos que forneçam nutrição abrangente para as culturas, melhorem as taxas de utilização de fertilizantes e resolvam vários problemas do solo.

2. Melhorar a utilização de fósforo – Adaptar o processo básico de fabricação de fertilizantes para se alinhar aos desenvolvimentos agrícolas modernos. Atingir a transformação da indústria por meio de tecnologia avançada de produção de fertilizantes fosfatados, extensão da cadeia da indústria e diferenciação do produto.

3. Revolução do modelo de negócios – o modelo de produção agrícola da China está se transformando em escala, padronização e intensidade. Os grandes agricultores contarão mais com tecnologia, conhecimento, recursos e serviços financeiros. A era em que o mercado era dominado por produtos acabou e será substituída pelos dois drivers de ‘produto + serviço’ no futuro.

Fonte: Agrolink